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Conselho de Educação debate o novo Ensino Médio nas escolas estaduais

Beatriz Alqueres, Valéria Kubis e Maíra Pimentel

O Conselho Empresarial de Educação da ACRJ recebeu a coordenadora de Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Valéria Kubis, que apresentou o cenário geral das políticas educacionais no estado do Rio de Janeiro, em especial do Ensino Médio. A coordenadora participou da reunião mensal do Conselho, realizada dia 18 de outubro, conduzida pela presidente do Conselho, Maíra Pimentel, e a vice, Beatriz Alqueres.

Valéria Kubis informou que o estado do Rio possui hoje 1.184 Escolas de Ensino Médio e 608 mil alunos ativos. Ela apresentou os 10 itinerários propostos pelo novo Ensino Médio na modalidade integral e destacou alguns deles, como o de formação técnica e profissional, disponível em 13 Unidades de Ensino no estado. E adiantou os itinerários definidos para o próximo ano pela Secretária de Educação para o novo Ensino Médio regular em horário parcial (3.600h/aula). Serão contempladas as seguintes áreas: linguagens e suas tecnologias: mídias linguagens em ação e linguagem em movimento; ciências da natureza e suas tecnologias: soluções energéticas para o novo tempo e recursos naturais e desenvolvimento sustentável; matemática e suas tecnologias: educação financeira e matemática conectada; e ciências humanas e sociais aplicadas: memória e sociedade e formação cidadã.

Ela também mencionou o itinerário em inovação e mundo do trabalho para o Ensino Médio, cuja proposta pedagógica promove ações para ampliar conhecimento através da realização de projetos em diversas áreas, “consolidando competências para o convívio, para a aprendizagem permanente e para o mundo do trabalho, permitindo que os jovens construam, com protagonismo e consciência, sua autonomia para tomar decisões qualificadas e fazer escolhas para além da escola”.

Ela também falou sobre o Projeto de Vida, o componente curricular do Novo Ensino Médio ofertado dentro dos Itinerários Formativos, de acordo com a Lei 13.415/2017 e com a Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação. Seu objetivo é valorizar os saberes e as vivências culturais para além dos conteúdos tradicionais do currículo, visando a educação integral dos estudantes. 

A apresentação na íntegra está disponível aqui