Menu fechado

Notícias

Reabertura de pontos turísticos da cidade do Rio está prevista para 14/08

O lançamento da campanha Redescubra o Rio, que teve início a partir de uma ação do setor e incentiva o carioca a visitar os pontos de turismo da cidade, está previsto para o dia 12 de agosto, e a reabertura oficial de todas as atrações turísticas da cidade, que terá descontos nos ingressos dos espaços, dois dias depois, ou seja, no próximo dia 14. O anúncio foi feito pela secretária de Turismo do Município do Rio de Janeiro, Camila Sousa, durante reunião virtual do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ. Segundo ela, outra iniciativa, dentro desse movimento, é que o carioca receba descontos em hospedagens para que possa conhecer os hotéis do Rio.

Camila Sousa confirmou o réveillon na cidade, mas de uma forma diferenciada. “A proposta é espalhar as festas ao longo do Rio de Janeiro, como nas atrações turísticas, Corcovado, Pão de Açúcar, Parque Madureira, escadaria da Igreja da Penha, Cidade das Artes, com show de luzes. Algo descentralizado”, adiantou. A secretária reforçou se tratar de uma ideia, que precisa da aprovação do Comitê Científico da Prefeitura, mas acredita que na próxima semana haverá uma definição.

Em relação ao Carnaval, Camila Sousa informou que a Liesa se comprometeu a dar um parecer em setembro se os desfiles das escolas de samba vão ser adiados ou não, bem as datas, caso ocorra. No que diz respeito ao Carnaval de rua, a secretária contou que, apesar de não ser oficial, os grandes blocos já se manifestaram e anunciaram que “não terá, sem a vacina”.

Os conselheiros da ACRJ pleitearam para que se estenda o horário dos atrativos turísticos para 12 horas, ajudando a diluir o público nessa reabertura dos espaços dia 14. Pediram ainda a intervenção da secretária junto ao Ministério do Turismo e ao Governo Federal para que não se prorrogue ainda mais a volta do Brasil e do Rio ao mercado internacional e a participação do país em eventos no exterior, já que o retorno está suspenso por lei e só acontecerá seis meses após o fim da pandemia.

Camila Sousa prometeu fazer um planejamento e ouvir as operadoras de turismo, que estão trabalhando com a promoção da imagem do Brasil. Ela informou que começou a conversar com a Embratur sobre um plano de retomada do turismo internacional, visando unir esforços e captar os turistas do exterior. Inclusive, deve fazer reuniões para discutir os eventos que o Rio estará presente. Segundo a secretária, a agência antecipou que deseja a participação da cidade nos projetos.

Em relação à retomada dos eventos no Rio, os conselheiros disseram que é urgente, tendo em vista que há procura. De acordo com a secretária, já existe perspectiva de liberar os eventos de negócios, como congressos, workshops, enquanto os entretenimentos serão analisados em separado. O conselheiro Pedro Guimarães confirmou que o Comitê Científico vai dar uma resposta para a liberação imediata, incluindo os eventos corporativos, palestras, em espaços como hotéis, centros de convenções. Conforme ele, a partir do dia 17 de agosto, aconteceria o retorno de eventos maiores, mas com todos os protocolos sanitários. Ele participou das reuniões com as autoridades e explicou que o Governo do Estado já sinalizou para que um novo decreto seja editado, uma vez acertado e validadas as condições com a Prefeitura sobre o assunto.

Sobre os cinemas e teatros, uma parte desses espaços, com capacidade de 50% do público, também está em avaliação para a reabertura. O conselheiro revelou que o Comitê Estratégico da Prefeitura aceitou bem o pleito da criação de um grupo de trabalho para tratar das festas e festivais especificamente, já que há pedidos de arenas, hotéis para a realização desses eventos, alguns até programados e que correm o risco de serem cancelados.

Os conselheiros lembraram que o setor aéreo teve o seu pior momento no fim de março até o início de abril, reduzindo sua capacidade a 8%, o que significa 170 voos diários. Agora, o setor está retomando lentamente, mas sem retrocesso no mercado doméstico, chegando a 30%, o que corresponde a 820 voos diários. Antes da pandemia era de 2.400 voos diariamente. A expectativa é estar com 50% a 60% da capacidade até o fim de dezembro. Apesar do decreto da abertura do mercado internacional, a perspectiva é que demore mais para voltar à normalidade.

O vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, Vander Giordano, reforçou os protocolos sanitários com a reabertura dos espaços. “Essa pandemia ainda não passou. Precisamos continuar seguindo as regras de higienização e de educação em relação à saúde e ao distanciamento, porque quanto mais fizermos isso, de forma didática e proativa, mais cedo as atividades vão retornar. O Rio de Janeiro tem solução sim, tem uma vocação enorme para o turismo e vamos acreditar e potencializar as oportunidades” finalizou.