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CE de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ apresenta palestra sobre o SXSW

Apesar de ter começado apenas como um festival de música em Austin,  capital do Texas, em 1987, o South By Southwest Music Festival, ou simplesmente SXSW, é atualmente um evento que reúne produções audiovisuais com tecnologia e inovação. Membro do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Cátia Tokoro apresentou aos Conselheiros o conceito do festival, em palestra realizada na terça-feira, 21 de maio.

O SXSW, em sua última edição, realizada em março de 2019, contou com a presença de mais de 70 mil pessoas nas conferências, além de mais de cinco mil palestrantes em mais de duas mil conferências, acompanhadas por pelo menos quatro mil jornalistas. 

Entre os 27 países participantes das conferências, o Brasil teve a segunda maior delegação, atrás apenas dos EUA, sede do evento. Cátia Tokoro esteve lá pela primeira vez e compartilhou com os Conselheiros um relato sobre sua jornada de conhecimento.

Segundo ela, o evento só se tornou “mainstream” nos últimos anos na medida em que passou a incluir tecnologia e inovação em multimídia. “É um encontro que já tem trinta anos, mas que mudou muito ao longo do tempo. A mistura de temas hoje é seu ponto forte”. De acordo com o resumo apresentado por Tokoro, “o SXSW prova que as descobertas mais inesperadas acontecem quando tópicos e pessoas diferentes se juntam.” 

O evento incentiva troca de experiências entre os participantes, como forma de se abrir para o novo, estimulando os empresários e frequentadores do festival a olharem Sob novos ângulos suas estratégias de negócios. “Se você entrar em uma palestra e não gostar nos cinco primeiros minutos, a orientação da organização é que você mude de sala”, afirmou.

O SXSW pode ser definido também como um conjunto de festivais, incluindo um festival interativo, um festival cinematográfico e um festival de música. Dentro do festival interativo, estão presentes diversas “trilhas”, que incluem programação, design, branding, entretenimento, gastronomia, startups e setores de tecnologia e muitos outros. “Dessas trilhas é que sai a agenda pré-evento de cada participante”, explicou.

Tokoro apresentou um resumo das diversas palestras que frequentou, como a apresentação da senadora norte-americana Elizabeth Warren, que falou sobre dados e privacidade em redes sociais, ou da pesquisadora e professora da Universidade de Houston Brené Brown, que falou de relações humanas e vulnerabilidade. “É necessário que os líderes tenham coragem de se arriscar e se expor nesse novo cenário que se apresenta”, afirmou Cátia. 

Ao final da apresentação, Cátia Tokoro concluiu que o evento é uma demonstração do potencial da tecnologia de unir as pessoas. Ela relatou o caso de uma obra de arte interativa criada por uma artista sul-coreana, que ela descobriu por acaso ao caminhar pelo SXSW: uma cerejeira de leds que reagia ao fato das pessoas se aproximarem e se tocarem, ficando mais brilhante e com as cores mais fortes. “Para mim, foi a tradução do evento. A tecnologia como forma de unir as pessoas e fortalecer relações humanas”, declarou Tokoro.