Menu fechado

Notícias

Candidato Eduardo Paes diz que o Rio precisa voltar a atrair investimentos

Para o candidato Eduardo Paes (DEM), o Rio precisa voltar a ser atraente para novos investimentos.  A afirmação foi feita durante o webinar da ACRJ, realizado dia 5 de novembro. Ele reconheceu que, para atrair investidores para a cidade, é necessário uma retomada econômica no Rio e no Brasil. Isso ajudaria a impulsionar a região portuária, por exemplo. “Precisamos de desenvolvimento privado na região. Empresas, comércio, faculdades se instalando”, afirmou. O candidato defendeu a necessidade de um conjunto de medidas e legislação para potencializar as oportunidades de receita na cidade e atrair investidores, restabelecendo as finanças do município. “O Rio precisa de uma virada muito radical, para viabilizar o porto e o resto da cidade”, concluiu.

O combate ao comércio ilegal foi outro tema abordado pelo candidato. Ao responder a uma pergunta da presidente da ACRJ, Angela Costa, sobre o assunto, Paes afirmou que vai organizar os camelôs, se inspirando no modelo dos camelódromos. “Se eu vencer as eleições, a prefeitura vai voltar a estabelecer a ordem na cidade. Os aproveitadores vão ser tratados com a devida firmeza da lei”, reforçou o candidato.

Ele adiantou que pretende realizar um “choque de zeladoria, de limpeza e organização” na cidade, que vem sofrendo com “uma sensação de completo abandono do poder público.” O Centro do Rio, segundo ele, é uma das áreas mais afetadas por esse problema, que se intensificou com o fechamento de várias lojas devido à pandemia. “É fundamental que possamos trazer o Centro para o protagonismo. O Centro precisa ser liberado para moradias”, afirmou, explicando que pretende atuar para incentivar a converter alguns locais da região em residências.

Paes disse ainda que não considera aumentar impostos, como IPTU ou ISS. Para ele, aumento de tributação em um momento de crise seria uma estratégia que afastaria ainda mais o investidor da cidade. “Não há hipótese de aumento de impostos. Pelo contrário. Vou revisar o IPTU na Zona Norte e na Zona Oeste”, afirmou.Ele finalizou afirmando que, se eleito, quer contar com a ACRJ para reconstruir a agência Rio Negócios, criada na época em que foi prefeito para atrair negócios para cidade. 

Além da presidente Angela Costa, o encontro contou ainda com a participação do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Mota, e dos vice-presidentes Hélio Ferraz, Armando Mariante, Daniel Homem de Carvalho e José Antônio do Nascimento Brito.

O webinar completo com a palestra do candidato Eduardo Paes está disponível no canal da ACRJ no Youtube https://youtu.be/_UE4ILZWWDI

Agenda Positiva – A Voz do Empresário

A Agenda Positiva 2020 – A Voz do Empresário, tradicional documento elaborado no período eleitoral para candidatos aos pleitos municipal, estadual e federal, foi desenvolvida pelos Conselhos Empresariais e pela diretoria da Associação Comercial, em mais uma edição especial dedicada às eleições a prefeito deste ano. A finalidade é contribuir com propostas de políticas públicas em diversos setores importantes para a cidade. 

O documento foi entregue a todos os candidatos que concorrem à Prefeitura do Rio. Reúne 34 proposições, divididas em temas de interesse da cidade: Administração Pública, Cultura, Economia e Ambiente de Negócios, Educação, Energia, Tecnologia e Inovação, Espaço Urbano, Esporte, Logística e Transporte, Meio Ambiente e Turismo.

Entre as propostas, estão: incentivo à economia criativa; elaboração de programa de microcrédito; estímulo a empresas internacionais de tecnologia, centros de inovação e de pesquisas se instalarem na cidade; combate à concorrência do mercado ilegal; cumprimento de metas para ampliar acesso ao saneamento básico; criação de projeto de revitalização da área central da cidade, entre outras.

“Esses são apenas alguns pontos da Agenda Positiva, que apresentamos como contribuição para o futuro prefeito do Rio de Janeiro. Qualquer que seja o resultado da eleição, a ACRJ estará sempre de portas abertas para as autoridades municipais. Acima de bandeiras ideológicas e partidárias, temos um objetivo comum: o desenvolvimento do Rio de Janeiro e o bem estar de sua população. Não temos tempo a perder. O futuro do Rio de Janeiro já começou. Aqui e agora”, ressaltou a presidente da ACRJ, Angela Costa.

Para conhecer todas as propostas, acesse a Agenda Positiva 2020 aqui