Menu fechado

Notícias

Candidata Martha Rocha garante que não aumentará impostos

A candidata Martha Rocha (PDT) participou do webinar da ACRJ, nessa quarta, dia 4 de novembro, e afirmou ter “clareza que aumentar impostos não resolve absolutamente nada”. A declaração foi dada em resposta a uma pergunta da presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Angela Costa, sobre a possibilidade de aumento d eimpostos no município, caso seja eleita. “O aumento recente do IPTU não garantiu o aumento da arrecadação. O que a gente tem que garantir, agora em 2021 e que a lei, inclusive, autoriza, é a ampliação da base de cobrança. E, para isso, temos que usar a tecnologia e uma atividade fiscalizatória eficiente. Não há no nosso plano de governo e nem no nosso radar qualquer ação no sentido de aumentar impostos”, garantiu Martha Rocha. Segundo ela, o que tem que fazer é uma correção de rumos, como cortar gastos, rever algumas decisões de contratos, cobrar dos grandes devedores e facilitar o acordo do pequeno para que possa sanar a dívida. A candidata adiantou que vem conversando sobre a guerra fiscal com alguns setores. “Venho conversando com instituições e segmentos sobre a guerra fiscal, ponderando a possibilidade, em alguns casos, de redução do ISS para trazer novas atividades econômicas para a cidade do Rio de Janeiro. Perda de receita só pode ser autorizada se garantir postos de trabalho“, afirmou.

A candidata também adiantou que, sendo eleita, receberá integrantes da ACRJ para discutir alguns pontos apresentados na Agenda Positiva – A Voz do Empresário, documento elaborado pela Associação e entregue a todos os candidatos que concorrem à eleição deste ano. 

Martha Rocha disse que “o turismo é conhecido como o novo petróleo” e para incentivar o setor defendeu, entre outras iniciativas, a realização e a volta de congressos e também um calendário de aporte financeiro para que as escolas de samba possam se organizar, já que o evento atrai um grande número de turistas, por exemplo. Em relação ao centro e a região portuária, a candidata ressaltou o programa Porto Cidade Criativa, que poderá contribuir com o desenvolvimento local, incluindo ações, como a instalação de um polo de gastronomia e a transformação de alguns prédios comerciais em residenciais.

“Precisamos trazer de volta o orgulho do carioca, que um dia a cidade foi considerada a capital cultural”, destacou. Martha Rocha ressaltou ainda a necessidade de pensar em um plano de microcrédito para os pequenos empreendedores, geradores de empregos e renda, e fortalecer e adotar compras de empresas e estabelecimentos sediados no município do Rio.

Além da presidente Angela Costa, o encontro contou ainda com a participação dos vice-presidentes Hélio Ferraz, José Antônio do Nascimento Brito e Daniel Homem de Carvalho.

O webinar completo com a palestra da candidata Martha Rocha está disponível no canal da ACRJ no Youtube  https://youtu.be/8ksutKUPorA

Agenda Positiva – A Voz do Empresário

A Agenda Positiva 2020 – A Voz do Empresário, tradicional documento elaborado no período eleitoral para candidatos aos pleitos municipal, estadual e federal, foi desenvolvida pelos Conselhos Empresariais e pela diretoria da Associação Comercial, em mais uma edição especial dedicada às eleições a prefeito deste ano. A finalidade é contribuir com propostas de políticas públicas em diversos setores importantes para a cidade. 

O documento foi entregue a todos os candidatos que concorrem à Prefeitura do Rio. Reúne 34 proposições, divididas em temas de interesse da cidade: Administração Pública, Cultura, Economia e Ambiente de Negócios, Educação, Energia, Tecnologia e Inovação, Espaço Urbano, Esporte, Logística e Transporte, Meio Ambiente e Turismo.

Entre as propostas, estão: incentivo à economia criativa; elaboração de programa de microcrédito; estímulo a empresas internacionais de tecnologia, centros de inovação e de pesquisas se instalarem na cidade; combate à concorrência do mercado ilegal; cumprimento de metas para ampliar acesso ao saneamento básico; criação de projeto de revitalização da área central da cidade, entre outras.

“Esses são apenas alguns pontos da Agenda Positiva, que apresentamos como contribuição para o futuro prefeito do Rio de Janeiro. Qualquer que seja o resultado da eleição, a ACRJ estará sempre de portas abertas para as autoridades municipais. Acima de bandeiras ideológicas e partidárias, temos um objetivo comum: o desenvolvimento do Rio de Janeiro e o bem estar de sua população. Não temos tempo a perder. O futuro do Rio de Janeiro já começou. Aqui e agora”, ressaltou a presidente da ACRJ, Angela Costa.

Para conhecer todas as propostas, acesse a Agenda Positiva 2020 aqui