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Parceria ACRJ e BB renegocia dívidas e acordos chegam a R$ 185 milhões

A campanha “Vem que Dá”, uma iniciativa inédita da ACRJ e do Banco do Brasil para renegociação de dívidas das empresas do estado do Rio de Janeiro, atendeu 6.289 clientes (entre pessoas físicas e jurídicas) e renegociou R$ 185 milhões em dívidas das empresas e de seus sócios. Segundo o BB, este resultado representa um crescimento de 41% no valor total dos acordos, em comparação com os períodos anteriores. As restrições impostas pela pandemia da Covid-19 não prejudicaram a campanha, que foi prorrogada em um mês e ampliou o atendimento virtual para atender os clientes.

Para lançamento da campanha, a presidente da ACRJ, Angela Costa, percorreu nove cidades polo do estado do Rio, acompanhada por representantes do BB, para orientar os empresários. Angela Costa comemorou os resultados da parceria, que atendeu um pleito recorrente das micro e pequenas empresas do estado, que mesmo antes da pandemia já estavam com dificuldades para saldar suas dívidas. “Com essa renegociação, contribuímos para dar mais fôlego aos empresários. Com a dificuldade de crédito que os micro e pequenos empresários estão enfrentando, principalmente neste período de pandemia, essa negociação foi muito importante para as empresas e seus sócios”, enfatizou.

Para o mutirão, o banco mobilizou sua estrutura de recuperação de dívidas no estado do Rio, com especialistas em negociação deslocados exclusivamente para as nove cidades polo da campanha. Como legado desta parceria, o BB ampliou de 64 para 90, o número de agências especializadas para atendimento às micro e pequenas empresas, totalizando 450 profissionais.

A campanha foi lançada dia 6 de março pela presidente Angela Costa e o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, e passou po: Nova Friburgo, Teresópolis, Duque de Caxias, Niterói, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda, Itaperuna e Campos, além da capital. A renegociação foi encerrada dia 30 de abril. A iniciativa contou com o apoio do Sebrae Rio e da Fecomércio RJ.

A ACRJ atendeu a uma reivindicação do setor produtivo para renegociação de dívidas vencidas contratadas com o Banco, inclusive na linha de crédito BNDES-Per, programa emergencial de reconstrução de municípios afetados por desastres naturais. O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a ser contemplado pela campanha, por meio da qual o BB ofereceu propostas pré-aprovadas, com descontos de até 92% para liquidação à vista, de acordo com as condições do cliente e das operações de crédito.

Carta enviada pelo Banco do Brasil para a presidente Angela Costa

Brasília (DF), 26 de Maio de 2020
À Associação Comercial do Rio de Janeiro
Prezada Senhora,
Angela Maria Machado da Costa
Presidente da ACRJ

  1. Nós do Banco do Brasil gostaríamos de registrar o agradecimento pela oportunidade de realizarmos essa parceria inédita, formalizada em 06/03/2020, por meio do Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de promover ações para clientes do público PJ – sediados no Rio de Janeiro – contribuir para a saúde financeira das empresas que se encontram em situação de endividamento e realizar ações comerciais voltadas para o apoio aos micro e pequenos empresários por meio do acesso a serviços financeiros e soluções bancárias. Lembramos que, por conta dos efeitos da pandemia da Covid-19 o final do Mutirão foi prorrogado, em comum acordo com a ACRJ, de 31/03/2020 para o dia 30/04/2020, de maneira que o Banco mantivesse as condições negociais diferenciadas para apoiar as empresas no Estado.
  2. Ao longo do Mutirão o BB mobilizou sua estrutura de recuperação de dívidas no Estado, envolvendo o deslocamento de especialistas em negociação de dívidas para as cidades polo, incluindo o atendimento in loco nas entidades empresariais locais. Além disso, toda a rede de Agências, composta por 232 unidades, foi orientada e estimulada a atuar no Mutirão em prol da negociação de dívidas. Ressaltamos ainda, que como legado, foi consolidada a expansão do atendimento especializado às micro e pequenas empresas, com o número de agências especializadas, neste público, tendo se elevado de 64 para 90, totalizando 450 profissionais.
  3. Na oportunidade, para atender um grande anseio do meio empresarial, notadamente da Região Serrana, o BB lançou em primeira mão a solução para a negociação de dívidas vencidas contratadas com o Banco na linha de crédito BNDES-Per. Esta solução possibilitou que as empresas pudessem negociar suas dívidas paras as quais, até então, não tinham alternativa negocial.
  4. O BB e a ACRJ atuaram firmemente para a concretização dos objetivos do acordo, tendo sido realizadas diversas ações para sua consecução, dentre as quais destacamos:
  • Desenvolvimento da linha criativa e peças publicitárias para o Mutirão com slogan #Vemquedá
  • Realização de dez palestras nas cidades polo por representantes do Banco e da Senhora Presidente da ACRJ;
  • Divulgação da campanha em mídias tradicionais e digitais, com envio de SMS com a #RenegocieRio;
  • Disponibilização de condições especiais de negociação com descontos de até 92% para liquidação de dívidas vencidas;
  • Atendimento por meio de canais presenciais e digitais, incluindo o Whatsapp.
  1. Todas estas ações foram bem recebidas pelo empresariado do Estado do Rio de Janeiro e por isso, não obstante os impactos da pandemia, foram colhidos bons resultados ao longo do Mutirão, com destaque para o crescimento de 41% no valor total dos acordos, em comparação com os períodos anteriores, que alcançaram R$ 185 milhões, sendo que R$ 79 milhões foram realizados com pessoas jurídicas. Além disso, foram fechados acordos com 6.289 clientes.
  2. A atuação conjunta da ACRJ e do Banco do Brasil e o empenho de nossos times permitiu que nossa parceria fosse vitoriosa e alcançasse os objetivos propostos, com destaque para o apoio ao soerguimento das empresas do Estado.
  3. Fazemos votos de sucesso e esperamos continuar apoiando o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro.

Atenciosamente,

Ronaldo Simon Ferreira
Diretor