Menu fechado

Notícias

Caixa considera criar linha de crédito imobiliário com taxa de juros prefixada

Em palestra realizada durante o Almoço do Empresário, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 23 de agosto, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que o banco avalia oferecer crédito com taxa de juros prefixada para o financiamento da casa própria. Guimarães disse que, até o fim do governo atual, a intenção é avançar para oferecer a modalidade prefixada.

A informação vem após o anúncio feito pela Caixa nesta semana de uma nova linha de financiamento imobiliário, que utiliza o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em vez da Taxa Referencial (TR) no cálculo anual de juros. No entanto, para que a medida de juros prefixados tenha sucesso, é necessário que haja estabilidade econômica de longo prazo. “Essa mudança do IPCA é o primeiro passo para isso”, disse Guimarães. 

Segundo o presidente da Caixa, a nova linha de crédito corrigida pelo IPCA diminui o valor da parcela inicial de 30% a 50%, o que incentiva outras instituições a reduzirem as taxas de juros. “Se nós sentirmos que existe uma necessidade de correção ao longo do tempo, nós corrigimos. É a primeira vez que é oferecido pelo IPCA esse tipo de crédito”, afirmou. 

Na abertura do evento, a presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Angela Costa, destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente da Caixa. “Em poucos meses, Pedro Guimarães já está colhendo os frutos de sua agenda de mudanças. Esta semana ele anunciou a linha de financiamento habitacional atualizada pelo IPCA, com o objetivo de reduzir o custo do crédito, e essa agenda de mudanças é muito importante para todos”, lembrou.

A mediação do Almoço do Empresário foi feita pelo vice-presidente de Conselhos Empresariais, Domingos Vargas, e a abertura do evento contou ainda com o grande benemérito e vice-presidente do Conselho Superior e Relações Internacionais, Marco Polo Moreira  Leite. Estiveram presentes também, entre outras autoridades, associados e empresários, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, e o secretário de Estado de Turismo do Rio, Otávio Leite.