O Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ realizou sua última reunião de 2020, de forma virtual, no dia 4 de dezembro. Durante o encontro, o presidente Humberto Mota Filho projetou as iniciativas para o ano que vem, que inclui a publicação de duas revistas, com os temas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e diversidade empresarial.
O presidente do Conselho também destacou as realizações do grupo durante o ano de 2020, como o Programa de Integridade da ACRJ. “É um programa pioneiro. Hoje, contamos com um código de ética, onde todos os colaboradores colocaram os valores da representatividade empresarial, da inovação, da integridade, da transparência, da liberdade e da responsabilidade social que orientam nossa missão”, ressaltou.
Humberto Mota Filho destacou ainda as palestras que foram realizadas durante o ano, como o projeto de transparência do estado de Minas Gerais, que instituiu um conselho com ampla participação da sociedade civil. Veja mais neste link. Segundo ele, a agenda para o estabelecimento de um projeto de transparência semelhante no Rio vem avançando.
Os seminários sobre endownment, pandemia e a publicação das revistas Governança e Compliance com os temas Compliance na Saúde e Compliance em Tempos de Pandemia também foram lembradas pelo presidente do Conselho.
Projeto Hands On Compliance
Os professores Dalton Sardenberg e Marina Araújo, da Fundação Dom Cabral, apresentaram o projeto Hands On Compliance. A iniciativa da Fundação tem como objetivo difundir a cultura de compliance e apoiar as pequenas e médias empresas na implantação de seus programas de integridade. “Nosso objetivo é levar o debate e as boas práticas para as mais diversas esferas da sociedade. Elevando, assim, os padrões éticos dos negócios e da competitividade empresarial”, afirmou Sardenberg.