Conselhos Empresariais

Pesquisa GPTW e Case da Capemisa são apresentados durante a reunião

Patrícia Pacheco, head de RH da Capemisa Seguradora e Capitalização, e Bianca de Andrade, consultora da GPTW (Great Place to Work) participaram da última reunião do Conselho Empresarial de Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da ACRJ, dia 27/3, e falaram sobre como construir lugares melhores para trabalhar e os aprendizados gerados pelas pesquisas de clima nas empresas. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho, Roberto Godinho.

Bianca Andrade apresentou a metodologia GPTW, presente em 170 países, os critérios adotados e como as empresas podem aderir. Esta é a principal referência mundial em cultura organizacional, que atua por meio de pesquisas com os colaboradores para elaborar diagnóstico que possibilita a promoção de melhorias. As empresas participantes recebem o reconhecimento com a Certificação e a colocação no Ranking.

Roberto Godinho e Bianca Andrade, que
apresentou a metodologia GPTW

Segundo ela, um excelente lugar para trabalhar pode ser definido como “aquele onde os colaboradores confiam na liderança, têm orgulho do trabalho que realizam e gostam dos seus colegas. E essa experiência deve ser consistente para todas as pessoas, independente de quem são, do que fazem e de onde trabalham”. Confira aqui a apresentação completa.

A head da Capemisa explicou que a empresa passou por uma grande transformação em 2019, com a troca na presidência, e começou a fazer a pesquisa de clima no ano seguinte. A partir daí, segundo ela, houve uma mudança organizacional e uma jornada de aprendizado e melhoria contínua. Quatro anos depois de participar da metodologia GPTW a Capemisa alcançou o 1º lugar no ranking das melhores empresas para trabalhar nas categorias Rio de Janeiro e Instituições Financeiras.

Patrícia Andrade falou sobre o case da Capemisa

“Não existe empresa perfeita, porque não é possível agradar a todo mundo sempre, mas acredito que o nosso diferencial é a presença do CEO em todo o processo e seu envolvimento no dia a dia da empresa. A pesquisa é um meio, não um fim e o nosso o compromisso com a cultura organizacional continua”, disse Patrícia Pacheco. Confira a apresentação completa aqui .