A reunião mensal do Conselho Empresarial de Varejo, dia 14 de março, contou com a participação do professor Ricardo Pastore, que falou sobre Retail Media, e na série “História das Marcas”, o empresário Felipe Mussalém mostrou a jornada de empreendedorismo e inovação da Casas Pedro. O encontro contou com a coordenação do presidente do Conselho, Juedir Teixeira, e a presença do presidente da ACRJ, Josier Vilar, e do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, entre outros convidados. O vice do Conselho, Ricardo Guinâncio, participou de forma remota direto de Pequim, na China.

e Felipe Mussalém
Ricardo Pastore mencionou o livro de sua autoria sobre o assunto onde descreve de forma simples como transformar o seu varejo em uma plataforma de publicidade rentável. Ele explicou o conceito de retail media, que é a prática de monetizar os canais varejistas, físicos ou digitais, para oferecer espaços publicitários direcionados às marcas parceiras. “Mais do que uma fonte de receita, o retail media cria um diferencial competitivo para sua empresa”, completou.

Ele citou alguns benefícios do retail media, como precisão na segmentação, aumento de vendas e novas fontes de receitas. Segundo ele, estima-se que o impacto desta plataforma no Varejo seja, em média, 2% do faturamento total do varejia em três anos. “Para um varejista com faturamento anual de R$ 5 bilhões, falamos em R$ 100 milhões em novas receitas”, disse. Confira aqui a apresentação completa
Na segunda parte da reunião, o CEO Felipe Mussalém contou a trajetória de sucesso da Casas Pedro, fundada em 1932 por seu avô, Pedro Mussalem, como um tradicional armazém de secos e molhados no Centro do Rio de Janeiro, com seu pai Said Mussalem e ele próprio assumindo o negócio da família.

Nos últimos oito anos, o número de lojas cresceu 371%, passando de 14 para 66, e os colaboradores tiveram crescimento de 221%, passando de 504 em 2016 para 1.622. Atualmente, as lojas físicas estão espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro com plena expansão da marca. Mussalém falou sobre a variedade de produtos e a gestão de qualidade, a marca própria, a ampliação no digital, os valores e a missão da empresa, entre outros temas. Confira a aqui apresentação completa.




Jaime Ribeiro e Renato Barros foram diplomados como conselheiros ao final da reunião