A Inteligência Artificial, e sua aplicação prática no varejo, foi o tema principal da reunião mensal do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ, realizada dia 14/2. O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho, Juedir Teixeira, e o vice, Ricardo Guinâncio.

Os conselheiros Guilherme Monnerat e Luis Jairo Jr abriram o debate mostrando o cenário da IA hoje no varejo. Segundo dados apresentados, em 2024 o mercado global de IA no varejo foi avaliado em US$ 9,36 bilhões. E no Brasil, 47% dos varejistas já utilizam IA, principalmente em marketing e vendas. Globalmente, espera-se que 76% das empresas de varejo adotem soluções de IA até 2026, segundo eles.
Eles também falaram sobre a Agentic AI, uma solução de de ponta, projetada para revolucionar a forma como negócios se comunicam com clientes em diversos ambientes, como WhatsApp, SMS, Web Sites, Apps e outros. De acordo com eles, ao contrário dos sistemas tradicionais, que são reativos e limitados, o Agentic AI opera com autonomia e proatividade, com capacidade para tomar decisões inteligentes e adaptativas. Confira aqui a apresentação.
O conselheiro Allan Miranda mostrou alguns cases da IA da Pxdata, a empresa fundada por ele, que atualmente conta com 20% do efetivo da companhia formada por Agentes de IA. Eles atuam no compartilhamento de conteúdo; direcionamento com apelos de marketing definindo público alvo; entre outras funções. Confira aqui a apresentação.
Juedir Teixeira lembrou que treinamento e capacitação são o futuro das equipes, que precisam estar prontas para aproveitar ao máximo o que a IA tem a oferecer. “Precisamos olhar para o futuro e preparar nossos times para os desafios que virão nos próximos anos. Não podemos permitir que nossos profissionais fiquem sem acesso ao conhecimento e às ferramentas necessárias para evoluir. O treinamento deve ser contínuo e acessível. A tecnologia está aí para otimizar processos e devemos incorporá-la no desenvolvimento dos nossos times”, afirmou.




Ao final da reunião foram diplomados quatro novos conselheiros (da esq. p/dir.): Fernando Lucena, Mario Lopes, Maurício Cabral e Vitor Rocha.