Menu fechado

Notícias

Conselho da Longevidade define temas para atuação em 2024

O Conselho Empresarial do Ecossistema da Longevidade (CEEL) da ACRJ realizou sua primeira reunião do ano no dia 30 de janeiro, e definiu alguns temas para atuação em 2024. São eles, as reuniões do G20 que acontecerão no Rio de Janeiro, o Projeto Calçadas e o Programa Empreendedor Sênior.

Além disso, o conselheiro Fernando Potsch sugeriu que seja apresentada ao presidente da ACRJ, Josier Vilar, a proposta de organização de um evento com os demais Conselhos da ACRJ. “Neste encontro desejamos mostrar os desafios que as empresas, o Estado e a população em geral enfrentarão com o envelhecimento populacional. E como todos os projetos, que porventura estejam na pauta dos Conselhos da Associação Comercial, deverão ter uma vertente e um olhar para o público acima de 60”, explicou Carlos Molina.

Sobre as reuniões do G-20, foi informado que, em reunião anterior, o conselheiro Paulo Protásio propôs que o tema longevidade/envelhecimento populacional faça parte da agenda de reuniões do grupo. De acordo com Molina, em apenas duas reuniões do G-20 esta assunto foi abordado. “A ideia de incluir, e como viabilizar, o tema em reuniões paralelas ao evento será aprofundada pelo Conselho”, disse.

Também foi discutido o projeto de revitalização das calçadas, que será apresentado à presidência da ACRJ e posteriormente para a Administração Pública municipal, Câmara de Vereadores e o Governo do Estado para aprovação e futura implementação.

O Programa Empreendedor Sênior, sugerido pela conselheira Marta Arakaki, pretende criar as condições para que pessoas acima de 60 possam tornar-se empreendedores. “Trata-se de um tema de vital importância o qual poderá se apoiar na Loja do Empresário, uma iniciativa que a ACRJ pretende implementar”, disse a conselheira.

A reunião contou ainda com a presença da representante da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Patrícia Soares, que vai apresentar uma pesquisa realizada com pessoas com mais de 60 anos sobre as dificuldades que passam ou passaram para empreender. Patrícia foi convidada para se tornar conselheira e informou que gostaria de convidar o secretário Alexandre Isquierdo e o superintendente Lícia Mattesco para participar da próxima reunião a fim de conhecer as propostas de trabalho do Conselho.

Ao final da reunião, os conselheiros Helena Monteiro e Fernando Potsch foram diplomados.

Helena Monteiro
Fernando Potsch