Menu fechado

Notícias

Conselho de Turismo da ACRJ ratifica apoio ao PERSE e convoca para mobilização em Brasília

Deputado Felipe Carreras defendeu o Perse na reunião do Conselho


O Conselho Empresarial do Ecossistema do Turismo da ACRJ realizou sua primeira reunião do ano, dia 30/1, e debateu, entre outros assuntos, o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos instituído em maio de 2021), o calendário de eventos do Governo do Estado para 2024, o Carnaval, entre outros temas.

A discussão sobre o Perse contou com o deputado federal Felipe Carreras, autor do Programa, que participou virtualmente da reunião. Ele esclareceu diversas dúvidas sobre a MP que revogou o Perse, em dezembro de 2023. O deputado convocou os conselheiros para o ato de mobilização em defesa do Perse, que acontecerá no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, no próximo dia 7 de fevereiro, às 15h. Ainda sobre o tema, a advogada Gabriela Zanir, apresentou um estudo feito pela assessoria jurídica tributária da Apresenta Rio. O presidente do Conselho, Sávio Neves, o vice, João Marcello Barreto, além dos conselheiros, defenderam a manutenção do Perse, que ajudou os setores mais impactados durante a pandemia a sobreviver, como eventos e turismo. Com o respaldo do presidente da ACRJ, Josier Vilar, ratificaram apoio incondicional da Associação Comercial do Rio ao ato da semana que vem na capital federal.

Graças ao programa, diversas empresas não fecharam as portas e dispensaram centenas de trabalhadores. Dados do IBGE e do Ministério da Previdência e do Trabalho, divulgados por um manifesto do parlamentares, mostram que os setores de eventos culturais, entretenimento e turismo foram os maiores geradores de empregos do Brasil em 2023. Entre janeiro e outubro do ano passado, houve crescimento de 46,6%. Somente em outubro, os turistas estrangeiros injetaram na economia nacional US$ 650 milhões, cerca de R$ 3,19 bilhões.

O conselheiro Pedro Guimarães reforçou a importância da participação de todo o segmento do turismo participar desta campanha em defesa do Perse. Ele adiantou que sob liderança da Abrape, diversos empresários vão a Brasília na próxima semana.

Na segunda parte da reunião, o Secretário Estadual do Turismo em exercício, Nillo Félix, apresentou a agenda de eventos da Setur para este ano, que tem como principal objetivo promover o Rio de Janeiro como destino do turismo de negócios e de lazer. A programação do Governo do Estado conta com 42 agendas de feiras e eventos.
O Conselho ainda recebeu a visita do cônsul-geral do Japão no Rio de Janeiro, Takashi Manabe, que assumiu o cargo no final do ano passado. Ele foi recebido para um encontro de cortesia pelo presidente Josier Vilar. A reunião contou também com a presença do subsecretário Municipal de Turismo, Bruno Mattos.