Menu fechado

Notícias

Conselho de Comunidades da ACRJ debate propostas de trabalho para 2024

O Conselho de Comunidades, Novos Negócios e Economia Solidária realizou a última reunião do ano, dia 11, apresentando novos integrantes e debatendo algumas ações para o próximo ano. A presidente do Conselho, Célia Domingues, reforçou a proposta do grupo de proporcionar, estimular e promover meios para o desenvolvimento econômico do ecossistema de negócios nas comunidades, através do empreendedorismo e capacitação do capital humano das periferias cariocas. Como trabalho inicial, ela solicitou que cada um dos conselheiros envie as ações em que estão trabalhando no momento para a montagem de um portfólio de projetos do Conselho.

O vice-presidente Robson Santos falou sobre a criação dos cinco Comitês Temáticos para que o Conselho possa trabalhar de forma mais estruturada em seu planejamento. São eles: Estratégico, de Favelas Sustentáveis, de Turismo de Impacto, de Banco de Talentos e de Eventos. Serão montados mais dois: de Investimento de Impacto e de Educação Empreendedora. Todos poderão ter um trabalho integrado com outros Conselhos da ACRJ.

Robson adiantou um projeto piloto que será elaborado no ano que vem sobre negócios e projetos de impacto e sustentabilidade. “Será um projeto para testar o alcance das metas socioambientais de cada negócio, com base nas matrizes de materialidade de cada um, assim como das 17 ODS e do Pacto Global. Pretendemos que seja uma contribuição do Conselho para uma ação relevante da ACRJ a ser apresentada no G-20, que acontece ano que vem no Rio de Janeiro”, disse o vice-presidente.