Menu fechado

Notícias

Membros do Conselho de Habitação da ACRJ visitam o ramal Central-Deodoro de trens da Supervia

Membros do Conselho Empresarial de Habitação e Desenvolvimento Urbano da ACRJ percorreram, no dia 23/11, o trecho Central-Deodoro da Supervia para conhecer de perto as estações, avaliar a situação e, eventualmente, a ACRJ propor um plano para recuperação do serviço. De acordo com o presidente do Conselho, Sérgio Magalhães, foi importante fazer o reconhecimento das condições do ramal Deodoro, para entender as potencialidades e os pontos de melhoria do sistema.

A visita foi acompanhada pela gerente de Planejamento Local da Área de Planejamento (AP3) da Prefeitura do Rio, que abrange a Zona Norte da cidade, Maria Luiza Korenchendler. Ela guiou o grupo apontando pontos de atenção de acordo com sua experiência na região por onde o ramal passa. Também acompanharam o grupo do Conselho, dois representantes das Associações Comerciais de Madureira, Horácio de Carvalho Afonso, e da Grande Tijuca, Jaime Figueira Miranda de Freitas.

Esta ação faz parte da proposta do Conselho de transformar em metrô de superfície este trecho do sistema ferroviário da cidade, que atende diretamente 24 bairros e conta com 20 estações. O Rio de Janeiro possui uma infraestrutura de transporte sobre trilhos que abrange a maior parte da cidade e atende cerca de 80% da população, fazendo cerca de 300 mil viagens diárias. O objetivo do Conselho é que o sistema de trens possa aumentar sua participação nos deslocamentos metropolitanos, que hoje corresponde a menos de 4%.

Fotos: Adolfo Castro