Notícias

Posse de Josier Vilar na ACRJ reúne governador Cláudio Castro, Prefeito Eduardo Paes e cerca de 500 convidados

Ruy Barreto Filho, Cláudio Castro, Josier Vilar e Eduardo Paes

A posse do presidente Josier Vilar na Associação Comercial do Rio de Janeiro, uma das mais concorridas dos últimos anos, reuniu cerca de quinhentos convidados e contou com a presença das duas maiores autoridades do Estado e do Município, o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes. A cerimônia de celebração da posse do novo presidente, eleito em 16 de maio para o mandato 2023/2025, contou ainda com a participação do presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, Marta Arakaki, vice-presidente; e Marco Antonio Moreira Leite, diretor-secretário e os 1º e 2º vice-presidentes indicados, Eduardo Rebuzzi e Humberto Mota Filho, respectivamente, além de diretores eleitos, autoridades, diretores da Associação Comercial, dirigentes de instituições de classe, parlamentares, empresários e convidados. A diretora Maria Luiza Nobre falou em nome da diretoria eleita e empossada e a harpista Vanja Ferreira fez uma apresentação durante o evento.

A programação foi aberta com uma cerimônia inter-religiosa com o Rabino Sérgio Margulies, da Associação Religiosa Israelita do Rio de Janeiro; o Reverendo Alcio Braz, irmão da Ordem Budista dos Hospitalários do Darma; o Babalorixá Márcio de Jagun, coordenador da Diversidade Religiosa do Município do Rio de Janeiro; o Pastor Téo Elias, da Igreja Presbiteriana Betânia em Niterói; e o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O presidente Josier Vilar iniciou seu discurso agradecendo a presença dos convidados e dos líderes religiosos, “que nos brindaram com esse lindo ato inter-religioso”. Ele destacou, entre outros aspectos, o papel e o compromisso da ACRJ nesses próximos dois anos.

“Quando falamos de uma Associação Empresarial indutora de prosperidade no ambiente de negócios, e inovadora nos processos de gestão e governança, estamos afirmando que esta Associação tem compromissos com a responsabilidade social. Será defensora da liberdade econômica, da prosperidade empresarial, do pleno emprego, do estado democrático de direito, da maior eficiência da máquina pública”, disse.

Josier Vilar se comprometeu a apoiar o Poder Público no esforço de recuperar a cidade e o Estado. “Estejam certos, governador e prefeito, que o Governo do Estado e a Prefeitura encontrarão na ACRJ todo o apoio que necessitarem na construção desse renascer de nossa cidade e Estado”, afirmou. De acordo com ele, Associações Empresariais sólidas e de reputação reconhecida  fomentam a vida com prosperidade e um saudável ambiente de negócios. “São inovadoras no pensamento e na ação, acreditam na capacitação profissional como diferencial de sucesso, oferecem apoio e serviços aos seus associados, criam um ambiente de “networking engagement”, são um think tank empresarial que trabalha pela abertura de oportunidades para o crescimento do empreendedorismo e da inovação através da inclusão e da diversidade de lideranças no ecossistema empresarial”, afirmou.

O presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, prestou uma homenagem a seu pai, Ruy Barreto, ex-presidente da ACRJ. “Meu grande líder, educador e amigo, foi ele quem plantou em mim a semente do amor à ACRJ. Prometo que seguirei seus ensinamentos e manterei seu legado”, disse emocionado.

Ele ressaltou que uma das metas da nova gestão é transformar a sede da Associação Comercial em um símbolo de inovação, empreendedorismo e apoio ao empresariado. E destacou a importância da presença dos jovens na Casa de Mauá. “Através dos jovens, pequenos e médio empresários iremos criar o futuro empresário moderno, onde a base educacional digital será o combustível da inovação e o acesso ao mundo empresarial.

Com você, presidente, sairemos do modo analógico para o mundo digital”, comemorou.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância da posse da ACRJ e a eleição do presidente Josier Vilar e disse que será parceiro da nova gestão da ACRJ. “Não tinha dúvida que a sua eleição foi positiva e hoje podemos ver aqui retratada nesta cerimônia a força econômica do nosso estado e da nossa cidade. “Nós da classe política precisamos dos atores econômicos e sociais e temos que trabalhar em conjunto. Que a ACRJ, pela sua história, identifique essas pautas e possa nos liderar junto com as demais instituições empresariais e assim a gente possa avançar. Parabéns Josier, contamos com você”, afirmou.

Encerrando a cerimônia, o governador Cláudio Castro chamou a atenção sobre a relação entre os governos nos seus diversos níveis e a Associação Comercial. “O Rio de Janeiro vem adquirindo uma maturidade política muito grande, em relação a outros estados. Apesar das diferenças o Rio vem ganhando a capacidade de exercer o diálogo acima de tudo. Isso é muito interessante porque quando a gente constrói um processo de diálogo quem ganha é a sociedade. Quem muda de verdade uma sociedade não é a política, mas sim quem gera emprego e renda, que é o empresário, o empreendedor. A nova sociedade em que vivemos espera governos servidores, que trabalhem pelas pessoas”, concluiu.

Leia o discurso do presidente Josier Vilar na íntegra aqui

Leia o discurso do presidente Ruy Barreto Filho na íntegra aqui

A cerimônia na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga. Assista aqui

Perfil – presidente Josier Vilar

O médico e empresário Josier Vilar é formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Graduação em Gestão de Crise e Governança Corporativa pelo Ibmec, MBA pela Coppead-UFRJ e mestrado em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Organizador do Livro Governança Corporativa em Saúde e coautor do livro Gestão em Serviços da Editora FGV. Autor de centenas de artigos sobre governança e gestão em saúde e sócio-fundador da Pronep Home Care e do IBKL. Possui mais de 25 anos de experiência profissional em gestão empresarial e atualmente é o presidente da Iniciativa FIS (Fórum Inovação e Saúde) – uma organização sem fins lucrativos cujo propósito é consolidar o ecossistema da saúde com foco na garantia de acesso a serviços de medicina de qualidade para toda população. É benemérito e foi vice-presidente e presidente do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da ACRJ.

Fotos: Raul Moreira