Menu fechado

Notícias

Conselho Superior e ACRJ elegem novos presidentes para o biênio 2023/2025

O Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro realizou nesta 3ª feira, dia 16 de maio, as Eleições da ACRJ Biênio 2023/2025. Foi eleito para a presidência da ACRJ, Josier Vilar, que disputou a eleição com o atual presidente, Daniel Homem de Carvalho. Ele venceu com 39 votos. Os vice-presidentes serão definidos em junho.

Para o Conselho Superior, foram escolhidos Ruy Barreto Filho, presidente; Marta Arakaki, vice-presidente; e Marco Antonio Moreira Leite, diretor-secretário.

Setenta e seis membros estavam aptos a votar e 55 compareceram à votação.

No dia 17, será realizada reunião da Assembleia Geral com a participação dos Grandes Beneméritos, Beneméritos e Associados para deliberação sobre a eleição dos membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Suplentes.

Josier Vilar – presidente da ACRJ

Formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Graduação em Gestão de Crise e Governança Corporativa pelo Ibmec, MBA pela Coppead-UFRJ e mestrado em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense ( UFF). Organizador do Livro Governança Corporativa em Saúde e coautor do livro Gestão em Serviços da Editora FGV. Autor de centenas de artigos sobre governança e gestão em saúde. Sócio-fundador da Pronep Home Care e do IBKL. Possui mais de 25 anos de experiência profissional em gestão empresarial e atualmente é o presidente da Iniciativa FIS (Fórum Inovação e Saúde) – uma organização sem fins lucrativos cujo propósito é consolidar o ecossistema da saúde com foco na garantia de acesso a serviços de medicina de qualidade para toda população. É Benemérito e foi vice-presidente da ACRJ e presidente do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação.

Ruy Barreto Filho – presidente do Conselho Superior

Empresário com atuação no ramo industrial, produtor e exportador de café. Atualmente dirige, junto com a família, a Fábrica Bhering, uma Usina de Ideias e Arte, cuja história data dos tempos do Império. A Fábrica nasceu em 1880 e era uma indústria de chocolate, torrefação e moagem de café. Chegou a ser fornecedora de chocolates da Família Imperial Brasileira. É Benemérito da Associação Comercial do Rio de Janeiro; presidente da Câmara de Comércio Brasil Vietnã; diretor da Câmara de Comércio Brasil Rússia; diretor da Sociedade Nacional de Agricultura. Também é ex-membro do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp. Ruy Barreto Filho assumiu a presidência do Conselho Superior em novembro de 2022, após a morte do empresário Marco Polo Moreira Leite.