A estátua de três metros de altura de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, considerado o maior empreendedor do Brasil, foi reinaugurada em grande estilo nesta 6ª feira, dia 28 de abril. O evento realizado na Rua Candelária, 9, em frente ao edifício-sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, contou com uma apresentação especial do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, que este ano completa 100 anos.
Participaram deste evento, o secretário da Casa Civil da Prefeitura do Rio, Eduardo Cavaliere, representando o prefeito Eduardo Paes, o presidente da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, o Grande Benemérito da Associação Comercial, Antenor Barros Leal, além de membros e diretores da instituição e convidados.
O monumento é uma homenagem ao patrono da bicentenária ACRJ. “Mauá é o nosso símbolo e patrono e foi um dos maiores empresários que este país já viu. Muito nos orgulha participar deste ato simbólico, revisitando nosso passado e olhando para o futuro. A reinauguração deste monumento integra um projeto ambicioso, que engloba os Poderes Públicos, de recuperação do Centro do Rio. Essa é nossa pequena contribuição para que esta região do Rio retome seu protagonismo. Hoje aqui fizemos a junção da tradição de Mauá, com o samba carioca e a juventude. Este monumento já faz parte da paisagem carioca. Sejam todos muito bem-vindos à Casa de Mauá”, disse Daniel Homem de Carvalho ao abrir o evento.
O secretário Cavaliere destacou que as cidades terão que decidir cada vez mais qual será seu papel para que consigam resistir às mudanças. “O Rio de Janeiro passa por um momento de mudança, que envolve os Poderes Públicos e as lideranças da sociedade. E a revitalização urgente do Centro do Rio é uma prioridade da Prefeitura. O projeto Reviver Centro é o melhor exemplo. Queria reforçar este compromisso do prefeito Eduardo Paes”, afirmou.
A escultura instalada em frente ao edifício-sede da ACRJ em 2015 foi totalmente restaurada graças a uma parceria entre a ACRJ e o Sistema Fecomércio RJ, através do Senac RJ. Irineu Evangelista foi o terceiro presidente da Associação Comercial e é considerado pelos historiadores como um dos mais visionários empresários brasileiros. A cidade do Rio deve muito a ele seu desenvolvimento urbano e industrial.
A estátua de Mauá recepciona os visitantes do icônico prédio da ACRJ, um edifício de 15 andares que faz parte do conjunto arquitetônico tombado Art Déco, decretado Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro. A escultura que foi reinaugurada é uma réplica da original, instalada na Praça Mauá, local que também presta uma homenagem ao empresário.
A obra original ficou em frente ao prédio da ACRJ entre os anos de 2013 e 2015 durante as obras de revitalização da área portuária. Com o retorno da estátua para seu lugar de origem, o então presidente da Associação Comercial, Antenor Barros Leal, encomendou uma reprodução fiel, instalada em 2015, e reinaugurada. “Recuperar esta estátua é uma lembrança maravilhosa para todos nós. É com muita satisfação que vejo o Poder Público assumir a responsabilidade de recuperar o Centro do Rio, uma área que é o orgulho dos cariocas e dos brasileiros. Ruas e prédios do Centro contam a história do Brasil”, ressaltou.
“Mauá foi um visionário, um homem à frente do seu tempo. Foi um empreendedor nato em que, nós empresários, podemos nos espelhar. Os feitos deste homem magnífico pelo desenvolvimento do nosso país servem de exemplo para diversas áreas. É um orgulho para o Sistema Fecomércio RJ poder participar do restauro e da reinauguração de tão importante monumento para o comércio”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Fotos: Adriano Ishibashi