Menu fechado

Notícias

André Esteves é homenageado como Empresário do Ano e recebe a medalha bicentenário Visconde de Mauá

O chairman do BTG Pactual, André Esteves, foi homenageado nesta 6ª feira, 5 de maio, pela Associação Comercial do Rio de Janeiro como Empresário do Ano 2023. O almoço reuniu o prefeito Eduardo Paes, autoridades, membros e diretores da ACRJ. André Esteves recebeu a comenda Bicentenário do Visconde de Mauá, a maior honraria concedida pela Associação Comercial, das mãos do presidente da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho. O executivo falou sobre as perspectivas econômicas para o Brasil este ano. O encontro contou com mediação do jornalista William Waack. “Estamos hoje aqui para homenagear um brasileiro, um carioca, reconhecido mundialmente e que continua trabalhando e divulgando a imagem do Brasil com otimismo e fé no Rio e no Brasil”, disse Daniel Homem de Carvalho.

A medalha de Empresário do Ano foi entregue pela vice-presidente da ACRJ e presidente do Conselho Empresarial da Mulher, Michelle Novaes.

O presidente da ACRJ ainda destacou alguns temas importantes para o Rio de Janeiro como a questão da segurança na cidade, que envolve os três poderes: Estado, município e União, “um problema do Rio de Janeiro e do mundo, mas o Rio tem sofrido muito com armas entrando pelas estradas federais no estado. Precismaos de uma ação coordenada com o Governo Federal”. Também mencionou o trabalho conjunto das instituições, como Fecomércio, que junto com o Poder Público viabilizou a realização do WebSummit. Citou ainda o caso Galeão. “Quando o Rio se une encontra soluções. Mas precisamos resolver urgentemente a questão do Galeão”, completou.

André Esteves agradeceu a comenda e o título afirmando que é muito especial ser homenageado no Rio de Janeiro. “Esse senso empreendedor de muitos que estão aqui hoje, criou coisas sensacionais. O Rio de Janeiro é um celeiro de talentos, de valores empresariais que combinam empreendedorismo, ousadia, foco. As principais lideranças do mercado financeiro são cariocas. O BTG, por exemplo, nunca mudou sua sede administrativa do Rio de Janeiro”, afirmou. Ele falou sobre política fiscal e defendeu o arcabouço fiscal apresentado pelo governo, ressaltando que “é razoável e vai gerar algum superávit primário permitindo o corte de juros”.

Perguntado pelo mediador sobre a questão das Políticas Públicas e parcerias público-privadas e a reindustrialização, o prefeito Eduardo Paes destacou a “estabilização da moeda, o processo de abertura da economia, o período de privatizações, foram muito bem sucedidos e políticas públicas bem construídas, que foram consenso pelo país”, disse. Segundo ele, o Brasil tem bons exemplos de boas políticas públicas, mas hoje, acredita “que falta capacidade de construção política para voltar a construir consensos mínimos”, completou.

O prefeito também foi homenageado pela ACRJ. Ele foi recebeu uma placa em agradecimento ao apoio à ACRJ e aos empresários entregue pelo presidente Daniel Homem de Carvalho.

Sobre o homenageado – André Esteves ingressou no Banco Pactual em 1989 aos 21 anos. Trabalhando ao longo das últimas três décadas em conjunto com seus sócios e colaboradores, teve papel crucial para a transformação do BTG Pactual em um grupo de alcance global, atualmente o maior banco de investimentos da América Latina, que emprega mais de 6 mil pessoas e tem mais de US$ 200 bilhões sob gestão e administração. É sócio sênior e Chairman do banco e fundador do Inteli, faculdade de tecnologia e liderança, além de integrar os conselhos da Febraban, da Conservation International e do Council of Foreign Relations.

O evento teve o apoio do 15o Cartório, Riogaleão, Naturgy e Sistema Fecomércio.

O evento na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui

Fotos Raul Moreira