Menu fechado

Notícias

Conselheiros apresentam propostas para o setor cultural em 2023

Depois de quase três anos de reuniões virtuais, o Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ realizou, dia 9/11, um encontro presencial com seus conselheiros. O presidente Douglas Fasolato e o vice Reinaldo Paes Barreto coordenaram a reunião. Foram debatidos, entre outros temas, a expectativa em relação aos rumos que serão tomados na área, nos governos estadual e federal, a partir de 2023. E ainda, as perspectivas da cultura, a partir da revisão e acompanhamento das últimas propostas construídas para a Agenda Positiva do setor.

 “É uma oportunidade para atualizarmos nossa agenda de proposições com o objetivo de fortalecer o setor cultural e toda a cadeia produtiva envolvida no segmento da economia criativa. Além do seu caráter simbólico, Cultura tem impacto na economia, na produção e é representação no PIB, pincipalmente no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Douglas.

A conselheira Rozane Braga ressaltou a importância de uma ação do Conselho sobre o Condecine, a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional. Este tributo poderá ser extinto partir do ano que vem, com prejuízos para o setor audiovisual.

Douglas também informou sobre a visita que o Conselho fará, no dia 23 de novembro, ao Teatro João Caetano, no Centro do Rio. Os conselheiros vão conhecer as obras de restauro dos dois murais de Di Cavalcanti que estão em andamento. “As obras Samba e Carnaval são os primeiros murais modernistas brasileiros de um dos mais importantes artistas da América do Sul”. A apresentação será feita pelo restaurador Edson Motta e equipe, a mesma que executou o restauro dos painéis Guerra e Paz, de Portinari, e o de Visconti, no Theatro Municipal.

O presidente do Conselho também adiantou a realização de uma reunião em dezembro com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Cultura. Na pauta, os planos da pasta para os próximos dois anos. Ainda está prevista uma visita às obras de restauro da Casa da Marquesa da Santos, em São Cristóvão. Esta casa foi residência do empresário Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, terceiro presidente da Associação Comercial.