Menu fechado

Notícias

Conselho debate agenda 2023, parcerias e projetos e apresenta novos membros

O Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ promoveu, dia 11 de novembro, uma reunião presencial para o lançamento do livro “200 Anos de Independência – das margens do Ipiranga à margem da sociedade”, seguido de debate. A publicação foi organizada pelo procurador do Ministério Público de São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, e pela professora de Ciência Política da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rita Biason, cofundadora do Instituto.

O presidente do Conselho, Humberto Mota Filho, coordenou o encontro, que debateu, entre outros temas, a corrupção. Também foram abordadas a agenda para 2023 e os novos projetos e parcerias previstos. A reunião contou com a participação da procuradora do Estado do Rio de Janeiro, Vanessa Reis, que fez a apresentação do presidente do Instituto Internacional de Estudos do Direito do Estado, Fábio Medina Osório.

Roberto Livianu abriu a reunião falando sobre o Instituto, que vai completar oito anos de atuação. Sua principal missão é contribuir para a criação de políticas públicas anticorrupção e mobilizar a sociedade em torno do tema. “Nosso objetivo é também fazer um trabalho de educação e um combate inteligente contra a corrupção”, explicou.

Ele explicou sobre o conteúdo da publicação, que faz um balanço e uma análise desses 200 anos de independência do Brasil. Diversos temas foram abordados, como saúde, educação, racismo, corrupção, religião e inovação. “Foi um desafio construir o livro. É uma proposta multifacetada, que contou com os melhores especialistas em cada área. É uma radiografia extremamente atualizada deste bicentenário”, descreveu.

Fábio Osório destacou a relevância do livro, que além de temas importantes para o Brasil, também trata da agenda anticorrupção. “A obra mostra que o país caminha para uma agenda de desenvolvimento baseada nos princípios de sustentabilidade ética que não podem ser ignorados nem desprezados”, afirmou.

Osório tem participado ativamente do assunto desde 1997, quando integrou uma publicação sobre improbidade administrativa e a divulgação de diversos artigos acadêmicos. “Vejo uma afinidade cultural e um alinhamento ideológico entre os dois Institutos, e a própria Associação Comercial, no sentido do aperfeiçoamento do Direito público punitivo no Brasil e de uma agenda de compliance para formatar deveres públicos nas empresas e o ambiente corporativo, entre outras pautas”, disse. Segundo ele, esta é uma oportunidade de estreitar as relações e aperfeiçoar a atuação da instituição que preside, “em busca de um país mais qualificado e aprimorada nas suas instituições, este é o nosso objetivo”, completou.

Encerrando a reunião, Humberto Filho deu as boas-vindas aos novos conselheiros e adiantou as pautas que serão prioridade do Conselho no próximo ano. “Vamos focar nas parcerias e em assuntos que visem melhorar a qualidade da interação público-privado, privado-privado, que é a missão do nosso Conselho. E também em temas que possam engajar os jovens, a sociedade e os conselheiros, como a agenda ESG, a diversidade e outros”, adiantou.

O encontro na íntegra está disponível no Canal ACRJ no YouTube. Acesse aqui