Menu fechado

Notícias

ACRJ lamenta a perda de seu ex-presidente Olavo Monteiro de Carvalho

É com imenso pesar que a Associação Comercial do Rio de Janeiro comunica o falecimento, aos 80 anos, de seu ex-presidente, Olavo Egydio Monteiro de Carvalho, dia 20 de outubro. Importante empresário do Rio de Janeiro e do Brasil, Olavo Monteiro de Carvalho presidiu a Casa de Mauá no período de 2005 a 2009 e imprimiu a marca da modernidade em sua gestão, intensificando o protagonismo da instituição no cenário nacional. Em sua gestão, fez parceria com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, e publicou o livro “A Casa do Empresário – Trajetória da Associação Comercial do Rio de Janeiro”, que está disponível na Biblioteca da ACRJ. Torcedor apaixonado do Vasco da Gama, era sócio Grande Benemérito do clube e, por isso, integrante vitalício do Conselho Deliberativo.

Os presidentes do Conselho Superior, Marco Polo Moreira Leite, e da Associação Comercial, José Antonio do Nascimento Brito, e o ex-presidente e grande benemérito da ACRJ, Humberto Mota, assim como toda a diretoria da Casa de Mauá, lamentaram esta perda.

“Olavo Monteiro de Carvalho foi um empresário à frente de seu tempo. O grupo Monteiro Aranha foi uma das primeiras holdings de ponta do país. Ele foi um líder em todos os sentidos. Marcou sua passagem pela ACRJ por uma gestão moderna e ousada nesta Casa bicentenária. É uma grande inspiração para todos nós e pessoalmente para mim, que compartilho muitas de suas ideias. Foi um amigo muito querido que sabia cultivar as amizades. Pai dedicado, uma pessoa extremante educada, elegante, articulado e muito inteligente. Foi também um importante embaixador do Brasil pelo mundo. Perde o Rio de Janeiro, o Brasil e todos nós. Que a família fique em paz e encontre conforto”, lamentou o presidente José Antonio.

“Olavo sempre foi uma pessoa extremamente gentil, educada e carinhosa com os amigos. Como presidente da Associação Comercial procurou a união, agregando, além de valor, uma relação de amizade e respeito entre todos, deixando um legado para a história da Casa de Mauá. Nosso abraço de solidariedade à família Monteiro de Carvalho”, ressaltou Marco Polo.

“Olavo Monteiro de Carvalho marcou a história do Rio e do Brasil nas últimas décadas. Com sólida formação humanística e acadêmica, fez seu curso de Engenharia em Munique e trabalhou em instituições financeiras de Londres e Nova Iorque. Cidadão do mundo, recebia em sua casa em Santa Teresa personalidades brasileiras e internacionais dos diversos setores, do empresariado às artes. De uma simplicidade cativante, herdara, pelo lado materno, os títulos de Marquês de Salamanca e Conde de Olivos, mas não os ostentava. Foi por mais de 20 anos presidente do Grupo Monteiro Aranha, um dos maiores e mais diversificados grupos empresariais do Brasil.  Líder classista e comunitário, presidiu, entre outras entidades, a Associação Comercial do Rio de Janeiro, realizando uma gestão que está consagrada na história da Casa de Mauá. Foi em seu mandato que se comemorou o bicentenário da entidade em 2009. Foi o pioneiro na defesa de políticas ambientais. Criou e presidiu o Instituto Marques de Salamanca para promover o intercâmbio cultural entre Brasil e Espanha. Deixará muitas saudades. Homem bom e honrado, amigo leal e companheiro, líder corajoso e coerente,  católico, devoto de São Judas Tadeu, hoje está ao lado de Deus no Reino dos Céus”, disse emocionado Humberto Mota.

A diretoria da ACRJ presta toda solidariedade a seus familiares.

Olavo Monteiro de Carvalho