Menu fechado

Notícias

Conselho de Compliance relembra trajetória de Arthur Sendas, um dos maiores líderes da ACRJ

A história do empreendedor Arthur Sendas, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro entre 1997 e 2001, foi contada durante a reunião do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ, realizada dia 12 de agosto. Na oportunidade, o filho do empresário, Nelson Sendas, descreveu alguns detalhes do livro Fundamentos da liderança: o empresário Arthur Sendas, escrito pela jornalista Luciana Medeiros. Lançada em abril deste ano, a publicação conta com prefácio do embaixador Marcílio Marques Moreira, presidente do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ.

Nelson Sendas ressaltou a estima de seu pai pela Associação Comercial. “Esta Casa foi um capítulo muito importante na vida do meu pai, ele adorava estar aqui. Se sentia muito bem neste ambiente e sabia que estava contribuindo para o crescimento desta cidade”, afirmou.

Ele explicou que o livro nasceu de uma ideia familiar de reunir as histórias do pai. Com o tempo, a pesquisa foi crescendo e se transformou em uma produção mais ampla que ele e os irmãos decidiram compartilhar com o público. “Não direcionamos apenas para o aspecto dos negócios, o livro mostra principalmente os valores que ele passava para as pessoas. Fala de honestidade, resiliência e de trabalho. Esperamos que seja uma obra inspiradora, especialmente para a nova geração. E é também um livro sobre a história do Rio”, explicou.

O professor Francisco Gomes de Matos, que colaborou com a família na produção do livro e foi grande amigo de Arthur Sendas, ressaltou que a publicação é um legado para os jovens. “É uma visão panorâmica e autêntica da história do Rio e do Brasil, com o empresário como protagonista. Ele foi um líder empreendedor e inovador e um grande exemplo para todos nós, principalmente para os jovens, os grandes herdeiros de sua obra”, destacou.

O presidente do Conselho, Humberto Mota Filho, deu um testemunho pessoal de sua convivência com Arthur Sendas na ACRJ. “Foi um privilégio de ter participado de seu mandato à frente da Associação Comercial e poder ter convivido com um líder como ele. Foi um grande empresário, sem deixar de ser gentil com todos à sua volta”, afirmou.

E concluiu dizendo que apesar de todos os problemas econômicos e sociais de sua época “Arthur Sendas olhava para frente. Devemos seguir seu exemplo hoje também. Estamos carentes de líderes como ele”, disse.

Além de presidente da ACRJ, Arthur Sendas participou da Associação Brasileira de Supermercados, do Conselho Monetário Nacional, e do Conselho da Petrobras. O livro mostra sua paixão pelo Vasco, a relação com os funcionários, que conhecia pelo nome, suas ações na área de responsabilidade social e a inovação aplicada nos negócios. Conta ainda passagens importantes da economia no Brasil nas últimas cinco décadas. O empresário faleceu em 2008.

A reunião na íntegra está disponível no Canal ACRJ no YouTube. Acesse aqui