Menu fechado

Notícias

Convento do Carmo é revitalizado e agora é o Centro Cultural da PGE

O antigo Convento do Carmo, que agora é o Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado (PGE/RJ), foi aberto ao público em maio deste ano com vários espaços que receberão uma programação cultural e artística diversa. O assunto foi tema da reunião do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ, dia 10 de agosto. O presidente do Conselho, Douglas Fasolato, recebeu o diretor Cultural da PGE-RJ, Anderson Schreiber, e a curadora do Centro Cultural, Cecília Fortes.

O prédio foi restaurado pela PGE e é um edifício histórico do século XVII e uma das mais antigas construções do país. Foi residência de D. Maria I, quando a Família Real veio para o Brasil. Segundo Schreiber, como a cultura não é a atividade fim da Procuradoria, as parcerias são fundamentais para disponibilizar atividades para o público. “Entendemos que deveríamos inserir este equipamento no mapa cultural da cidade, mas para isso precisamos dos parceiros na área cultural para que possamos promover atividades e eventos para a população, à altura da importância histórica deste prédio”, disse. Aproveitando a oportunidade, Fasolato colocou o Conselho à disposição para futuras parcerias.

Cecília Fortes falou sobre os planos para o Centro Cultural e a exposição “Composição Carioca”, que inaugurou o espaço e fica em cartaz até dia 13 de agosto. De acordo com ela, a ideia é ter de três a quatro exposições temporárias por ano. “Queremos dar visibilidade para os novos talentos, priorizando sempre a arte brasileira”, explicou.
Além de espaço para exposições, o Centro do Cultural tem ainda quatro bibliotecas, cinco salas de aula, sala de debate, salas de leitura entre outros espaços. Em breve, será inaugurado um bistrô.

O espaço funciona de terça a sábado das 10h às 18h e fica localizado na Rua do Carmo 27, no Centro do Rio. A entrada é gratuita.

Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio