Menu fechado

Notícias

Rio busca protagonismo em tecnologia, inclusão e sustentabilidade nos próximos anos

O Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ recebeu o presidente da Invest.Rio (Agência de Promoção e Atração de Investimentos de Prefeitura do Rio de Janeiro), Rodrigo Stallone, durante sua reunião online, realizada dia 12 de julho. Ele fez uma palestra sobre “Rio e suas oportunidades”.

Stallone adiantou que o Rio de Janeiro vem buscando o protagonismo com base nos três pilares da Prefeitura: tecnologia, inclusão e sustentabilidade. O objetivo é o desenvolvimento econômico por meio da atração de investimentos.

Ele listou alguns projetos que vão colaborar para isso, como o Web Summit Rio, maior evento de inovação do mundo e que acontecerá na cidade em 2023. O público estimado é de 45 mil pessoas. A expectativa é gerar R$ 1 bilhão nos próximos seis anos e ter a presença de mais de mil startups e investidores.

Outro programa que o presidente da Invest.Rio destacou foi o Maravalley, que será o maior hub da América Latina em inovação e educação e ficará localizado na região portuária da cidade. O hub irá reunir investidores, startups, corporações, universidades e governo. Na área do porto também existe o projeto ISS Tech, onde empresas de tecnologia e inovação que estejam nessa localidade têm a oportunidade de recolher apenas 2% do imposto.

Para atender a grande demanda de profissionais qualificados, Stallone revelou a importância do Programadores Cariocas. Esse projeto tem como finalidade formar jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e ainda atender a grande demanda de vagas. A formação será em tecnologia e programação por meio de bolsas totais ou parciais, com auxílio financeiro de R$ 500,00 e fornecimento de um computador por aluno. A previsão é da qualificação de cinco mil programadores até 2024.

Além disso, ele lembrou da Lei de Liberdade Econômica, já aprovada e que prevê o fim dos alvarás para atividades de baixo risco, como o pequeno comércio. “Esses e outros projetos vão ajudar as pessoas a olharem mais para o Rio. Sim, como uma cidade maravilhosa e com muitas oportunidades”, ressaltou.

O vice-presidente dos Conselhos Empresariais da ACRJ, Alberto Blois, parabenizou a palestra e deu spoiler sobre o Rio Info, evento focado em tecnologia e negócios e que tem apoio da Associação Comercial. “A Invest.Rio vai estar com a gente no Rio Info, em setembro”, afirmou. O evento acontece dia 12 de setembro e reúne os principais nomes da inovação, temas importantes para a sociedade e as melhores oportunidades de negócios, além de apresentar as principais tendência da tecnologia.