Menu fechado

Notícias

ACRJ lamenta perda de Gilberto Chateaubriand

A Associação Comercial do Rio de Janeiro manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do colecionador Gilberto Chateaubriand, ocorrida nesta 5ª feira (14/7). Diplomata e empresário, Chateaubriand deixa sua marca na história das artes plásticas do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, onde cerca de seis mil obras de sua coleção, de um total de oito mil peças, estão em comodato de longa duração no Museu de Arte Moderna (MAM), uma das principais instituições da cultura brasileira.

No final do ano passado, a ACRJ e o Governo do Estado assinaram um Memorando de Entendimento para expor a Coleção Gilberto Chateaubriand no Rio, celebrando o centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo. A proposta da ACRJ é uma parceria com o Instituto Cultural Gilberto Chateaubriand, com o apoio do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde se pretende realizar a exposição com obras selecionadas da coleção.

De acordo com o presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ, Douglas Fasolato, a Coleção é um referencial do panorama da produção artística brasileira, dos vários movimentos e manifestações, desde o modernismo, do início do século XX, passando pelas fortes transformações ocorridas nas décadas de 1950, 1960 e 1970, até a produção contemporânea.

A diretoria da Associação Comercial presta as mais sinceras condolências à família e amigos de Gilberto Chateaubriand neste momento de dor.