Menu fechado

Notícias

Parque Penhasco Dois Irmãos: do quilombo ao Alto Leblon

A trilha do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos virou um dos locais preferidos dos cariocas e turistas durante a pandemia. Não é para menos. O caminho tem seus encantos e a visão é panorâmica da Zona Sul do Rio, com as praias do Leblon, Ipanema e São Conrado, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico e Corcovado, a partir dos deques de madeira dos seus quatro mirantes.

Antes de virar parque, a região de matas e do rochedo, que se encontra no fim do bairro carioca, serviu de pasto e lavouras e de quilombo até a construção de casas e edifícios, nomeada atualmente de Alto Leblon. Em 1992, a prefeitura abriu o Penhasco Dois Irmãos, nesse espaço de quase 40 hectares e de preservação ambiental.

O Penhasco tem uma peculiaridade: estacionamento para carros em todos os seus mirantes. Ao longo do caminho o visitante encontra áreas para piqueniques, campos de futebol, parquinho infantil, pequeno anfiteatro e o memorial em homenagem às vítimas do acidente ao voo 447 da Air France, em 2009.

Na região, há bromélias, antúrios-das-pedras e outras espécies botânicas, além dos moradores do local, que são os esquilos, borboletas, micos-estrela e vários pássaros, entre outros.

A subida é pela rua Aperana, no Leblon, e funciona de terça a domingo das 8h às 17h. Com a pandemia, vale sempre a pena confirmar as informações no site da Riotur. Para saber mais do Penhasco Dois Irmãos acesse o Almanaque Carioquice

https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf

Foto: Divulgação/ICCA