Menu fechado

Notícias

José Antonio do Nascimento Brito é o novo presidente da ACRJ

Em reunião extraordinária do Conselho Diretor, dia 19/07, foi eleito por unanimidade o empresário José Antonio do Nascimento Brito para a presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Ele ficará à frente da Casa Mauá durante o biênio 2021/2023.

Durante a reunião, o novo presidente destacou a importância de fazer parte da ACRJ e os desafios que precisarão ser enfrentados nos próximos anos. “Será um mandato extremamente desafiador porque os pilares que nos trouxeram até aqui acabaram (em referência às mudanças ocorridas por causa da Covid-19). Precisamos definir como vamos fazer para a Associação caminhar no futuro”, ressaltou. E destacou a herança deixada pela presidente Angela Costa, que conseguiu sanear as contas da instituição e trouxe de volta o protagonismo da ACRJ.  “O grande patrimônio que ela nos deixa foi o gigantesco resgate da nossa presença, da nossa credibilidade, do nosso protagonismo. Vamos precisar manter”, afirmou.

Na oportunidade, Angela Costa lançou a publicação “Os personagens da História”, produzida em parceria com a Fundação Cesgranrio, que reúne depoimentos de personalidades e colaboradores sobre a Associação Comercial.

Angela Costa agradeceu e desejou sucesso ao novo presidente. “Estejam certos de que vocês fizeram história ao escolher a primeira mulher para comandar a Casa de Mauá em seus 212 anos de existência. Sinto-me honrada e tenho certeza que realizei minha missão. Encerro meu mandato com a sensação de dever cumprido. Os desafios foram muitos nesses quatro anos, as decisões nem sempre fáceis de serem tomadas, mas seguimos firmes no propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro e para atender aos interesses de nossos associados”, afirmou.

Ela também prestou homenagem ao benemérito Ricardo Cravo Albin ao conceder o diploma pelo cargo de presidente vitalício do Conselho de Assuntos Culturais da ACRJ. “Quero registrar o orgulho de pertencer a essa Casa, que tem uma história democrática e defensora do país. Um país que só se faz com empresários e na Associação estão os maiores”, enfatizou Cravo Albin.

O presidente do Conselho Superior da ACRJ, Marco Polo Sampaio Moreira Leite, deu posse a José Antonio do Nascimento Brito e agradeceu mais uma vez a Angela Costa “pela sua imensa dedicação” à Casa de Mauá.

Integraram ainda a mesa principal o vice-presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, e o diretor-secretário, Aureo Salles de Barros.

Perfil – JOSÉ ANTONIO DO NASCIMENTO BRITO – presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro

Natural do Rio de Janeiro, nascido em 26 de abril de 1952, formado e pós graduado em Relações Internacionais pela George Washington University, em Washington DC. Foi eleito para a presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ em julho de 2021 para cumprir o mandato do biênio 2021/2023.

Iniciou sua vida profissional aos 14 anos, trabalhando como estagiário de fotografia no Jornal do Brasil.

Foi membro do Conselho do Comitê Organizador das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Uma de suas principais responsabilidades neste comitê foi a construção do 1º Campo de Golfe Olímpico na história das Olimpíadas.

Atualmente, além de suas funções empresariais, é presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro – AERJ, e encerrou, recentemente, o mandato de quatro anos como vice-presidente de Assuntos Estratégicos da ACRJ.