Menu fechado

Notícias

labGov.Rio e a economia criativa no Rio de Janeiro

O labGov.Rio, administrado pela Fomenta Rio, em parceria com o IplanRio e o Centro de Operações Rio (COR), foi tema da palestra virtual promovida pelo Conselho de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, no dia 18 de agosto. Recentemente inaugurado no bairro do Santo Cristo, na Zona Portuária, o LabGov.Rio tem capacidade de receber até 144 startups, empresas que desenvolvem soluções inovadoras em vários setores da economia.

Segundo Leonardo Soares, diretor de Inovação da Fomenta Rio, o projeto de Lei do Porto 21, que estabelece isenção de impostos sobre imóveis para o setor de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa na região portuária, é fundamental para o avanço da economia criativa na cidade. A legislação propõe reduzir o ISS de 5% para 2% e zerar o IPTU e ITBI no Porto Maravilha. “Acredito na economia criativa. Ela e suas vertentes são talvez a melhor e mais eficiente saída para a crise”, afirmou.

Sem essa medida, complementou Leonardo, muitos investimentos e empresas têm se deslocado para outras cidades do Rio de Janeiro. “Essas medidas vão além da gestão do momento. Elas são da cidade e para a cidade.”

Para ele, a transformação da região portuária em um hub de inovação e startups não se trata apenas da escolha de um local da cidade em detrimento de outros, mas de uma oportunidade. “Tivemos investimento de bilhões naquela região. E temos boa parte da área com desocupação imobiliária. Isso quer dizer que os investimentos públicos não estão sendo aproveitados adequadamente, gerando prejuízo”, explicou.