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ACRJ apresenta projeto Rio 4.0 para a educação nas escolas públicas do município

O Rio 4.0 foi apresentado aos membros do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ pela coordenadora do curso de Economia da Faculdade Mackenzie Rio, Michelle Nunes. A finalidade do projeto é desenvolver competências e ensinar valores para os alunos da rede pública municipal da cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora, o público do Rio 4.0 é dividido em três: alunos da Educação Infantil, estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e professores. Dependendo da série do estudante, estão sendo propostas atividades envolvendo Educação Financeira, Ética, Cidadania e Sustentabilidade, Educação Alimentar, Transformação Empreendedora, Noções de Mandarim e o E-Xadrez.

De acordo com Michelle, o E-Xadrez social visa expandir o raciocínio do aluno por meio da gamificação de aprendizagem, ou seja, uso de jogos para engajar as crianças e os jovens, resolver conflitos e problemas e motivar atitudes e comportamentos fora do contexto do entretenimento interativo.

Eles terão ainda outras atividades, como sessões de tecnologia da informação nas instalações das 1.592 escolas da rede, a partir de transmissão de vídeos e avaliação de conteúdo. Para incentivar professores e alunos, haverá premiação para os destaques nas categorias professores, coordenadores, alunos das etapas Empreendedora e E-Xadrez.

“Esse plano de trabalho busca alinhar e atualizar docentes e estudantes das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro ao mercado 4.0 que se impõe”, ressaltou Michelle Nunes.