Menu fechado

Notícias

Major-Brigadeiro da FAB faz palestra sobre a Força Aérea na ACRJ

A Força Aérea Brasileira foi homenageada na ACRJ pelos serviços prestados à nação e pelo dia do Aviador e da FAB, comemorado em 23 de outubro. Na ocasião, o Major-Brigadeiro do Ar, Mauro Martins Machado, que é diretor de Administração de Pessoal da FAB, recebeu uma placa comemorativa da presidente da ACRJ, Angela Costa, e fez uma palestra sobre a Força Aérea e a Sociedade.

Em sua apresentação ele mostrou as novas aeronaves KC 390 e a Gripen. A KC 390 é um projeto fabricado conforme requisitos da Força Aérea e é a maior aeronave cargueira construída no Brasil por brasileiros. Serão gerados 15 mil empregos diretos e indiretos quando os 28 aviões estiverem no ar. Sobre o caça Gripen, explicou que foi idealizado em cooperação com a Suécia e vai gerar 2.300 empregos diretos e mais de 11 mil indiretos. 

O Major-Brigadeiro ressaltou que a FAB protege 22 milhões quilômetros quadrados do território brasileiro, promovendo a integração e zelando pela soberania nacional. Ele falou ainda da evolução histórica e da reestruturação da Força Aérea, da profissão militar e da presença da instituição na vida dos brasileiros. Mauro Martins Machado lembrou que a reestruturação começou com um estudo em 2014 e dois anos após iniciou a parte prática, com os avanços tecnológicos. O projeto de reestruturação vai até 2041, quando a Força Aérea completa 100 anos. Até lá, de acordo com ele, haverá redução de pessoal em 21%. 

O diretor lembrou das iniciativas da FAB e de seu papel na sociedade. “Fazemos uma série de ações importantes para a sociedade, como o transporte de órgãos para transplantes. Em 2019, foram 121 órgãos, tais como rins, fígados e corações, conduzidos em 117 missões. Também realizamos 2.828 horas de voo transportando 10.915 pessoas na Operação Acolhida com os venezuelanos”, informou. 

Angela Costa também foi homenageada e recebeu de presente a maquete de um avião. Ela destacou os avanços tecnológicos da FAB e a renovação da frota de caças da instituição. ‘Como sabemos o primeiro, dos 36 caças comprados pelo governo brasileiro, foi entregue em setembro último, para a realização de testes de voo. Nas palavras do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o Gripen não só aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira, como impulsiona uma parceria que garante transferência de tecnologia para o Brasil”, disse.