Menu fechado

Notícias

Presidente do Ibope avalia como falido o sistema político brasileiro e fala sobre polarização às vésperas das eleições de 2018

O presidente do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), Carlos Augusto Montenegro, fez palestra para um grupo de cerca de cem empresários nesta segunda-feira, 1° de outubro, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Na ocasião, falou sobre as eleições 2018 e sobre o sistema político brasileiro, que considera ultrapassado. “É necessária uma reforma completa, mais urgente, inclusive, que a previdenciária”, afirmou. O Ibope, segundo Montenegro, divulgará três pesquisas presidenciais ainda essa semana: na noite desta segunda-feira (1º), na quarta-feira (3) e no sábado (6).

De acordo com o economista, faltando seis dias para o primeiro turno das eleições, é improvável que o futuro presidente não seja Jair Bolsonaro (PSL) ou Fernando Hadadd (PT), mas acredita que “nada é impossível”.  “Dia 28 de outubro o brasileiro vai votar no segundo turno, e não tenho a menor ideia de quem vai ser o presidente. Tudo indica que vai ser entre os dois e o que vai pesar mais? Será o caráter, postura e passado do Bolsonaro ou os malfeitos do PT com muita gente presa?”, questionou. “Esse movimento ‘ele não’ ou ‘ele sim’ ajuda na polarização entre os dois”, completou.

Montenegro explicou, ainda, que quem termina na frente do primeiro turno normalmente segue assim no segundo turno da disputa, mas que isso não é regra.

Textual Comunicação
Assessoria de Imprensa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)