Menu fechado

Notícias

Nova presidente da ACRJ toma posse e pede união da classe empresarial para a volta do desenvolvimento

A empresária Angela Costa, tomou posse, nesta segunda-feira, como nova presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) para o biênio 2017/2019. Eleita no dia 29 de maio, Costa afirmou que vai trabalhar incessantemente para o protagonismo da entidade e no desenvolvimento das empresas em favor do país, do estado e da cidade do Rio de Janeiro.

“Nosso trabalho é articular diversos setores empresariais para indicar aos governantes o que aprendemos no dia a dia das empresas, nossos gargalos, nossas angústias e nossas propostas. Lembro a todos que essa é a Casa do Empresário. Não importa o setor de sua atividade, seja indústria, comércio, agricultura, financeiro, transporte, saúde, serviços, aqui temos uma só voz, uma voz e um grito: desenvolvimento”, ressalta a nova presidente.

A também vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) é a primeira mulher à frente da entidade e, em seu discurso, lembrou de grandes empresários que a sucederam e que marcaram história no empreendedorismo brasileiro e fluminense.

“Quem me conhece sabe que nunca fiz uma bandeira do fato de ser mulher e prosperar no meio empresarial, predominantemente masculino. Me orgulho, sim, da minha trajetória de vida. Da luta e do trabalho que tive para ter uma empresa vitoriosa, de ser uma liderança empresarial respeitada e ser uma chefe de família”, enfatiza Angela Costa. “Agradeço a Deus, ter permitido que eu viesse a ser a primeira mulher a ocupar esta cadeira, onde me antecederam grandes nomes da história, particularmente, do empreendedorismo no Brasil, nos últimos 200 anos, cujo símbolo é nosso patrono, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá”, conclui.

O presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Mota, destacou a trajetória empresarial da nova presidente e de seus vice-presidentes na capacidade de gestão para os próximos dois anos da entidade. “Angela tem uma história de vida que é um exemplo de superação, um sucesso empresarial que consolida seu talento e competência, liderança classista comprovada em diversos postos já ocupados em diferentes entidades de classe. As presenças de Benjamim Nasário, há 51 anos participando ativamente de nossa entidade, na primeira vice-presidência e Hélio Ferraz, empresário multidisciplinar, na segunda vice-presidência, demonstram o compromisso dessa diretoria que hoje se empossa com a luta em defesa das causas empresarias”, afirma Mota.

A cerimônia, realizada na Casa do Empresário, reuniu autoridades, lideranças empresariais e representantes de diversas entidades. Presente na solenidade, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, destacou que a trajetória e o desempenho da empresária trarão ainda mais dinamismo para a ACRJ. “Isso proporcionará um trabalho ainda mais integrado entre as duas instituições, o que será positivo para o fortalecimento da economia no estado do Rio”, afirmou.

Missa em Ação de Graças

Após a posse estatutária, a Associação Comercial do Rio de Janeiro realizou Missa em Ação de Graças pela nova diretoria que estará à frente da entidade pelos próximos dois anos. Amigos e familiares estiveram na cerimônia, ocorrida na Igreja de São Judas Tadeu, localizada no bairro Cosme Velho.

Confira na íntegra o discurso da nova presidente da ACRJ, Angela Costa, na cerimônia de posse no link https://www.youtube.com/watch?v=LP6FhDFf_qY

Confira também abaixo o discurso do presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Eustáquio Cesar Mota.

Senhoras e senhores,

Honrados, com sentimento de gratidão, juntamente com os companheiros Marco Polo Moreira Leite e Juarez Machado Garcia, agradecemos aos grandes beneméritos e beneméritos que compõem o Conselho Superior da ACRJ, a confiança reiterada em nossa reeleição, para os cargos de presidente, vice-presidente e diretor secretário do nosso Conselho, no mesmo processo eleitoral que elegeu Angela Maria Machado da Costa, presidente da entidade para o biênio 2017 – 2019. Em nome da ACRJ agradecemos, também, ao ex-presidente Paulo Manoel Protasio, que no biênio 2015-2017, deu o melhor de si para a nossa entidade.

Na pessoa da Sra. Jurema Reis, que há mais de 70 anos participa da construção da nossa história bicentenária e na do professor Nestor Rolim Lacerda, homenageamos todos os funcionários e colaboradores da ACRJ. São eles que com dedicação e muito amor à Casa de Mauá nos permitem desempenhar o papel de vanguarda na liderança empresarial brasileira.

Para nós, o biênio que agora se inicia é singular pela eleição da primeira empresária mulher, em 208 anos, a presidir a ACRJ. Angela tem uma história de vida que é um exemplo de superação, um sucesso empresarial que consolida seu talento e competência, liderança classista comprovada em diversos postos já ocupados em diferentes entidades de classe.

As presenças de Benjamim Nasario Fernandes, há 51 anos participando ativamente de nossa entidade, na primeira vice-presidência e Hélio Paulo Ferraz, empresário multidisciplinar, na segunda vice-presidência, demonstra o compromisso dessa diretoria que hoje se empossa com a luta em defesa das causas empresarias.

Senhoras e senhores, desde nossa origem, atuamos como berços de ideias renovadoras para o brasil, nos campos político, econômico e social. A caminhada política dos comerciantes fluminenses já vinha desde o início do século 18. Washington Telles da Silva Lobo, ex-presidente desta Casa, e meu antecessor na presidência do Conselho Superior, defendia a tese de que antes, durante e depois do movimento da Inconfidência Mineira, os comerciantes da praça do Rio atuaram intensamente com os conjurados de Vila Rica.

O historiador Antônio Carlos Sampaio, afirma que data de 1710 o primeiro documento coletivo dos negociantes do Rio de Janeiro, assinado por quarenta e nove deles, requerendo “ao senhor governador que se abrisse o caminho velho da Vila de Parati”. Já em 1746, estes comerciantes manifestaram-se, direta e incisivamente, pelo direito dos negociantes de participarem das eleições para os cargos de vereadores e de juízes ordinários.

No dia 20 de abril de 1821, o ouvidor da comercio do Rio de Janeiro convocou reunião de eleitores a ser realizada na Praça do Commercio. Naquele dia, houve protestos contra o regresso de Dom João a Portugal, dissolvidos pelos soldados da corte, que invadiram a Praça do Commercio.  Entre mortos e feridos, cujo número é incerto, constava morto um negociante: Miguel Feliciano de Sousa. Os comerciantes fecharam a Praça do Commercio com um anátema lapidar: “açougue real”. 

Da Independência à proclamação da República, da abolição da escravatura à consolidação das leis do trabalho, sempre pioneira na liderança do processo de modernização do país. Mantendo seu bissecular protagonismo, podemos destacar, entre inúmeras ações relevantes, nos dias atuais, a implantação, no brasil, da arbitragem comercial.

O décimo-terceiro salário nasceu aqui, em 1913, com a criação do bônus natalino, por Heitor Beltrão, adotado por todo o comércio. A criação e execução do plano estratégico da cidade do Rio de Janeiro. O primeiro seminário internacional de segurança pública, do qual resultou, entre outras importantes iniciativas, a criação do Disque Denúncia. Cofundadora do Viva Rio, base do processo de resgate da autoestima dos cariocas.

A construção dessa história é fruto de lideranças como a de Teófilo Benedito Otoni; Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá; João Batista Viana Drummond – Barão de Drummond; José Mendes de Oliveira Castro; Conde Ernesto Pereira Carneiro; Manuel Ferreira Guimarães; Rui Gomes de Almeida; Raul de Góes; Arthur Antônio Sendas, e também dos presidentes que, no presente, têm liderado esta casa, fiéis às suas tradições de pioneirismo e sentimento de história.

Essa história impõe a responsabilidade de assumirmos papel de protagonistas na solução da grave e complexa crise que atravessa o brasil, o estado e a cidade do Rio. A liderança desse processo, Angela, é o desafio que você e sua diretoria estão assumindo.

Senhoras, senhores, que mais uma vez as bênçãos de São Judas Tadeu e Santa Rita de Cássia continuem nos protegendo e inspirando.

Muito obrigado!