A ACRJ promoveu, dia 1º de julho, uma reunião que dará início à construção do Plano de Trabalho para o biênio 2025-2027. O encontro foi conduzido pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, que apresentou algumas diretrizes da ACRJ para os próximos dois anos e adiantou que a palavra chave da Associação Comercial para seu mandato será Acesso.
O encontro contou com a participação do presidente Sidney Levy, da Invest Rio, a empresa de promoção e atração de investimentos da cidade do Rio de Janeiro, e a presença de vice-presidentes, diretores, conselheiros e associados da Casa de Mauá, além de convidados.

Levy falou sobre alguns projetos da Prefeitura do Rio nas áreas de infraestrutura digital, transporte público, turismo e segurança e disse que “a gestão urbana exige pragmatismo, visão estratégica e disposição para negociar com o setor privado”. Ele falou sobre o sistema robusto de energia criado por conta das Olímpiadas de 2016 e que vai permitir que esta infraestrutura seja usada agora para a construção de um hub de data centers de nível mundial, em um terreno próximo ao Parque Olímpico, na Barra.
De acordo com ele, a cidade precisa desta infraestrutura inteligente, “e isso custa caro”, por isso acredita que as parcerias público-privadas e com fundos internacionais são solução viável. “Com apoio do BNDES, Petrobras, Eletrobras, Finep e Goldman Sachs está sendo costurado um investimento da ordem de US$ 50 bilhões. Isso colocaria o Rio em uma rota estratégica de infraestrutura digital, ao lado de cidades como Frankfurt, Dallas e Singapura”, explicou.
Em seguida, Josier Vilar explicou que a ACRJ vai atuar fortemente através de seus Os 22 Conselhos Empresariais temáticos, que definirão suas prioridades de acesso e formularão suas estratégias operacionais. “A Presidência da ACRJ compartilhará essas ações com o Conselho Estratégico, recém-criado, para que possamos contribuir para sua execução com eficiência e eficácia”, disse.
Ele também adiantou que todas as ações de Acesso precisam garantir à ACRJ que ela preserve e/ou amplie a prática dos 5 “R”s em sua gestão: Reputação; Reconhecimento institucional; Relacionamento com governos, ecossistema empresarial e sociedade; Receitas; e Resultados.

O presidente da ACRJ convidou as instituições parceiras, como Sebrae, Fecomércio, Firjan e outras públicas e privadas, para estarem juntos com a ACRJ nessa construção de uma pauta alinhada com o propósito de todo o ecossistema empresarial do Rio de Janeiro. “Garantir, através do Acesso, uma Cidade e um Estado mais atrativos para seu ambiente de negócios e desenvolver uma cultura empreendedora como marca do Rio que queremos”, afirmou.
Confira a apresentação do presidente Josier Vilar na íntegra aqui
Alguns momentos do evento:







Fotos: Estefan Radovicz