O Conselho Empresarial de Gestão de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional da ACRJ recebeu, dia 7 de maio, a diretora executiva da Melamed Assessoria Empresarial, Tatiana Melamed, que abordou a Norma NR1, e a gerente de RH da Prumo Logística, Thaíza Abreu, que apresentou um “case” sobre a essência cultural do Grupo Prumo, vencedor do prêmio Ser Humano 2024 na categoria Grande Empresa.
Thaíza Abreu abriu o encontro falando sobre o Programa de Cultura da Prumo, sua evolução até a conquista da premiação. O programa, segundo ela, foi estruturado para se consolidar em um horizonte de quatro a cinco anos e já no terceiro ano a empresa começou a colher efeitos positivos das ações realizadas anteriormente.
Foi desenvolvido um amplo Plano de Comunicação, baseado nas melhores práticas do mercado, para garantir que todos os times conhecessem a cultura – missão, visão, propósito e essência – e refletissem sobre como aplicá-la no cotidiano de trabalho.
“Até o quinto ano, nosso marco final, ainda temos uma agenda robusta de atividades e entregas estratégicas. Um dos diferenciais da nossa abordagem é monitoramento sistemático do andamento do projeto, avaliando se estamos no caminho certo ou se precisamos de ajustes. Isso garante agilidade e alinhamento com os objetivos traçados”, explicou.

Vale destacar que a empresa está gerando informações valiosas que alimentam diretamente sua revolução cultural interna. “Um exemplo é a solução mapeada e validada recentemente. No início, a diretoria esteve intensamente envolvida no mapeamento e planejamento. Depois disso, a atuação ganhou tração, houve uma virada positiva. A pesquisa realizada comprovou essa evolução, revelando que a diretoria deixou de ser vista como um gargalo e passou a ser reconhecida como parte essencial da solução”, disse.
Os aprendizados estão documentados nos textos do arquivo, que inclusive evidenciam a transformação da diretoria, agora como protagonista na resolução. “Também estamos implementando mudanças nos cursos com foco no cotidiano e aplicabilidade prática. Isso fortalece o processo de aprendizagem até o final do ciclo, tornando-o mais fluido e eficaz”, acrescentou. Saiba mais sobre a empresa aqui .
Na sequência, Tatiana Melamed abordou a cultura de prevenção e gestão de riscos e o desafio da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que Introduziu o GRO – Gerenciamento de Riscos Operacionais e o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos e recentemente foi atualizada e passou a incluir os riscos psicossociais no PGR, exigindo que as empresas adotem medidas para proteger a saúde mental dos trabalhadores.

Ela mostrou as principais mudanças da Norma, considerada a “norma mãe” da segurança e saúde no trabalho no Brasil. A principal delas é a obrigatoriedade de incluir a avaliação de riscos psicossociais, com prazo de adequação em até um ano. De acordo com ela, esta integração garante que todas as áreas de risco sejam cobertas e que as medidas de prevenção sejam eficazes. Ela ainda citou casos de sucesso e abordou a questão de multas e fiscalização. Saiba mais aqui.
“Portanto, reforçamos a importância do alinhamento entre todas as áreas da empresa. Prevenir é mais do que cumprir normas – é zelar pelo capital humano, garantir a continuidade operacional e sustentar a reputação institucional no longo prazo”, ressaltou Tatiana.
“