Membros do Conselho Empresarial de Jovens da Associação Comercial do Rio de Janeiro visitaram, dia 6 de março, o Porto do Açu, no norte fluminense. A atividade foi promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) e teve o objetivo de conhecer o potencial de crescimento do porto, visando atrair novos parceiros. O grupo da ACRJ fez parte de uma comitiva de 40 empresários, que conheceu as empresas Ferroport, GNA, BP Prumo, Dome e a Molhe Sul. O analista sênior do Porto do Açu, Bruno Esteves, recebeu e acompanhou os empresários.
O presidente do Conselho de Jovens da Associação Comercial, Pedro Rafael, destacou a importância de ir ao Porto do Açu, que é uma “mola propulsora do desenvolvimento do nosso estado do Rio de Janeiro”. Ele acrescentou que “conhecer de perto esta área foi uma oportunidade de ver o quanto temos para crescer ainda no futuro. Foi fundamental fazer esta visita com a Associação Comercial de Campos dos Goytacazes para entender as dores e temáticas pertinentes para esta região do estado e parte do Sudeste brasileiro”, enfatizou.
Atualmente, são 20 empresas instaladas e gerando milhares de empregos, além de contribuir para o aumento da receita do município de São João da Barra e outras cidades da região. “Esta visita nos permitiu ter uma dimensão do leque de oportunidades que temos na região e quanto temos para crescer no curto, médio e longo prazos, inserindo o Brasil cada vez mais no mundo desenvolvido”, disse o presidente da ACIC, Fernando Loureiro.
O Porto do Açu é o único totalmente privado no país, onde os investimentos já somam 20 bilhões e prevê para os próximos 10 anos mais 22 bilhões de investimentos, com foco no crescimento sustentável. Em 2022, o complexo portuário atingiu o recorde de 57,4 milhões de toneladas movimentadas, registrando um aumento de 3% se comparado com o ano anterior.
“Gosto de pensar na relação do empresariado com o Açu para além da prestação de serviços. Também precisamos utilizá-lo para aumentar nossas fronteiras, expandindo os negócios com o mundo globalizado”, acrescentou o novo presidente do Conselho Empresarial de Jovens (CONEJ) da ACIC, Paulo Corrêa Filho.
De acordo com informações da assessoria do Porto do Açu, os próximos passos contemplam a expansão das atividades de minério, petróleo e gás, além de acelerar a industrialização e avançar com projetos de energia renováveis. Além de possuir o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue a maior parque térmico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo.
Conselho de Jovens da ACIC
Os conselheiros da ACRJ também participaram da posse do primeiro presidente do Conselho Empresarial de Jovens (CONEJ) da ACIC, Paulo Corrêa Filho. De acordo com o 1º secretário da ACIC, Fernando Loureiro Filho, o conselho da ACRJ foi fundamental para ajudar a estruturar a criação e implementação do CONEJ em Campos.
Fotos: Antônio Cruz
Com Assessoria da ACIC