Menu fechado

Notícias

Gestão hídrica, Agenda ESG e Metaverso foram debatidos no Conselho de Governança

O presidente do Conselho Empresarial de Governança Compliance e Diversidade da ACRJ, Humberto Mota Filho, abriu a reunião mensal, dia 3 de março, enfatizando a importância do debate sobre a Agenda 2030 e apresentando os convidados, que abordaram o tema em suas áreas de atuação. Fernando Pecoraro, fundador da Waterlog Technologies, falou sobre a crise hídrica no Brasil e no mundo, destacando a complexidade do sistema de abastecimento da água no Brasil.

Ele também apontou os prejuízos que as perdas causam na distribuição para o consumidor final. De acordo com Pecoraro, são 720 mil km de redes de distribuição, com uma perda que chega a 40%, gerando um prejuízo de R$ 20 bilhões por ano. No Rio de Janeiro, informou pode chegar a 65%.

Pecoraro mostrou que uma boa gestão de manutenção, com um sistema que monitora a rede em tempo real, contribui para que as concessionárias identifiquem com mais precisão e mais rapidamente os vazamentos. “Usando inteligência artificial, podemos transferir os dados para as concessionárias, melhorando esta gestão. Hoje, o processo utilizado tem um grau de acerto de apenas 20 a 30%”, explicou.

O professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Braga, deu uma aula sobre o sistema ESG. Ele contextualizou o nascimento desta agenda no Brasil e no mundo e enfatizou que “a inovação é o motor do ESG, precisamos de mudanças exponenciais. Ainda não temos um movimento muito inovador aqui no Brasil, alguns setores já fazem ações muito interessantes, como a área de energia”, disse. Braga destacou que o desenvolvimento da tecnologia e da inovação é uma oportunidade que pode gerar 395 milhões de empregos até final desta década.

O professor lembrou a importância de empresas e marcas investirem “pesado” em uma agenda ambiental e social porque a nova geração confia nos negócios com pegada ESG. “Esses jovens compram e divulgam, mas boicotam marcas que não tem essa pegada”, completou.

O presidente do Conselho de Educação da ACRJ, Paulo Milet, apresentou a versão do Metaverso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU 2030. Este trabalho, batizado de “Aranduland”, foi criado para o projeto Rio2030, do Governo do Estado. “O objetivo é mostrar como a vida do planeta e, consequentemente, das pessoas estará muito melhor em 2030 com os 17 objetivos e as metas definidas pela ONU alcançados” ressaltou.

Humberto Filho encerrou a reunião lembrando a realização do próximo encontro, dia 14 de abril, às 10h, quando será realizado o Seminário *Agenda positiva de Governança*. Serão quatro painéis abordando as áreas: florestal, bancária, LGPD corrupção empresarial e administração pública. Informações pelo email cecilia@acrj.org.br . O encontro na íntegra está disponível no Canal ACRJ Divulga do YouTube. Acesse aqui