Artigos de Opinião

“Se o Centro vai bem, o Rio inteiro prospera”

“Se o Centro vai bem, o Rio inteiro prospera”

Por Josier Vilar, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ. Publicado na Coluna Lu Lacerda, na revista Veja Rio

Muita gente pode até pensar que o Centro não está nos seus melhores dias. E realmente poderia estar bem melhor. Mas acredito que devemos olhar para o futuro. Como presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro — a nossa querida Casa do Empresário, a Casa de Mauá —, não vejo o Centro como um problema. Vejo como a maior oportunidade que o Rio tem nas mãos hoje.

A verdade é que o modelo antigo de Centro faliu. Aquele lugar onde as pessoas só iam para bater cartão, trabalhar em um prédio espelhado e ir embora correndo às seis da tarde não volta mais. O home office mudou o jogo. E sabe de uma coisa? Que bom! É a nossa chance de transformar o Centro em algo muito melhor: um lugar para trabalhar, sim, mas também para morar, estudar, criar e se divertir.

Nosso plano é transformar o coração da cidade em um polo de inovação e ocupação urbana. Quando falo em inovação, estou falando de gente jovem criando soluções, startups ocupando salas que hoje estão vazias, e tecnologia de ponta convivendo com a nossa história.

Imagine o Porto Maravilha e o Centro Histórico conectados, cheios de estudantes de tecnologia morando em prédios icônicos que foram transformados em residenciais. É o conceito de “cidade de 15 minutos”: você faz tudo a pé, resolve a vida pelo celular e consome no comércio local. Isso é dar vida nova ao comércio de rua, ao restaurante da esquina, ao pipoqueiro. O Centro precisa de CPF, de gente morando lá!

E é exatamente para tirar essas ideias do papel e transformá-las em realidade que estamos realizando a IV edição do Fórum Rio Empreendedor, cujo tema deste ano é “Rio, Cidade Inteligente, Inclusiva e Inovadora”, nos dias 22 e 23 de julho.

Esse fórum não é um evento para o público ficar ouvindo palestras. Queremos que seja uma arena de soluções. Estamos reunindo os melhores nomes com um único objetivo de destravar o potencial econômico do nosso estado, especialmente da nossa cidade. E o Centro, claro, é um dos nossos principais cartões de visita e prioridade absoluta nessa engrenagem.

Precisamos criar um ambiente de negócios com o mínimo de burocracia, onde abrir uma empresa no Rio seja tão fácil quanto pedir um carro pelo aplicativo. O Fórum Rio Empreendedor, em sua quarta edição, vem para pavimentar esse caminho, mostrando que o Rio de Janeiro tem que ser, cada vez mais, um lugar atrativo e seguro para se viver, trabalhar, empreender, investir, visitar e envelhecer.

E o Centro já tem a infraestrutura, o transporte, a cultura e a alma do Rio. Agora, falta o principal, a nossa atitude de acreditar e investir. Vamos juntos devolver ao Centro o protagonismo que ele merece. Afinal, se o Centro do Rio vai bem, o Rio inteiro prospera.