Conselhos Empresariais
Ruy Barreto Filho (e.), Juedir Teixeira, Ana Cristina Oliveira e Josier Vilar

Crescimento do mercado de apostas esportivas, as Bets, foi um dos temas debatidos pelo Conselho do Varejo

O Conselho Empresarial do Varejo da ACRJ se reuniu, dia 11 de outubro, para debater diversos assuntos, entre eles, as oportunidades para o varejo brasileiro no mercado internacional e os impactos das Bets na economia. O presidente do Conselho, Juedir Teixeira, também fez um balanço da participação no II Fórum Empreendedor Rio, realizado pela ACRJ em setembro, e diplomou dois novos conselheiros, Hélio Katz e Antonio Lúcio.

O tema das Bets vem preocupando os governos e empresários e foi um dos assuntos abordados na reunião de hoje pelo conselheiro Antonio Lúcio. De acordo com ele, o mercado de apostas esportivas no Brasil está em crescimento exponencial, ressaltando que isso tem implicações significativas para o varejo e a economia nacional. Saiba mais aqui

Ele fez uma linha do tempo mostrando que em 2018, ano da legalização das apostas esportivas no Brasil, a movimentação foi de R$ 5 bilhões. No ano passado, 300 empresas estavam em operação e movimentaram algo entre R$ 60 bilhões e R$ 100 bilhões e este ano a projeção é que fique entre R$ 90 e R$ 130 bilhões, um crescimento de 89%.

O conselheiro alertou para os impactos que afetam diversas famílias brasileiras, em especial de baixa renda, e beneficiários do Bolsa Família, com aumento significativo de gastos e endividamento na busca por melhoria rápida de vida. Somente em agosto deste ano, segundo Antonio Lúcio, 5 milhões de beneficiários do programa do Governo Federal gastaram 3 bilhões de Reais em apostas via Pix.

Presente na reunião, o presidente da ACRJ, Josier Vilar, também se mostrou preocupado e sugeriu que seja feito um documento com o posicionamento da Associação Comercial, com base no levantamento do Conselho do Varejo, para mobilizar os parlamentares da bancada fluminense no Congresso. “Vamos convidá-los para um encontro aqui na ACRJ para aprofundar o debate sobre este assunto”, disse.

Em outro tópico da pauta, a conselheira Ana Cristina Oliveira fez um resumo sobre as oportunidades para o varejo em feiras e eventos internacionais, como as do segmento de alimentos, utilidades e mostrou um pouco do que o mercado estrangeiro tem a oferecer para marcas nacionais. Saiba mais aqui

A sessão História das Marcas contou com a presença do CEO da Bagaggio, Filipe Barbosa, que contou a trajetória da empresa fundada em 1942, que se tornou referência de malas e acessórios de viagem na cidade do Rio de Janeiro. Hoje, segundo ele, lidera o varejo brasileiro no segmento em que atua através de mais de 200 lojas em 25 estados e de sua presença digital. Conheça mais sobre a história da marca aqui

Filipe Barbosa, CEO da Bagaggio
Antonio Lúcio falou sobre as Bets