Os presidentes e vices dos Conselhos Empresariais da Associação Comercial do Rio de Janeiro participaram, dia 16 de julho, de um encontro com o presidente da ACRJ, Josier Vilar, e a vice-presidente dos Conselhos, Fabiana Bentes, com a presença do presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho. Na oportunidade foi feita uma apresentação sobre o Impulsionamento Estratégico dos Conselhos Empresariais, com destaque para o papel dos Conselhos em gerar pautas de interesse empresarial e impacto econômico, tornando-os estratégicos para o empresariado.
Ainda foram debatidos um cronograma anual de ações e eventos por Conselho; o mapeamento de potenciais parceiros para ACRJ; a prestação de serviços para as empresas associadas; a adesão de novos Associados; e a integração dos Conselhos Empresariais.
Josier Vilar fez um balanço sobre o primeiro ano à frente da ACRJ, cujo foco foi a organização da infraestrutura da instituição e o trabalho voltado para o aumento do número de Associados, que neste período saltou de cerca de 180 para quase mil. Além disso, a ocupação do prédio-sede passou de uma taxa de ocupação de 42% para 62%. Ele reforçou o objetivo de sua gestão de tornar a ACRJ autossuficiente a partir da oferta de serviços. “Nós temos que prestar serviço para o empresário, para o empreendedor, para que ele possa ter aqui na ACRJ a sua fonte de serviços que lhe dê sustentabilidade, crescimento e riqueza. E o nosso Marketplace vai ser isso. O empresário poderá comprar e vender serviço através da Associação Comercial, que vai se monetizar a partir da venda dos serviços”, explicou.
O trabalho realizado pela Vice-Presidência dos Conselhos, de acordo com ele, teve como objetivo organizar os Conselhos e não para restringir sua autonomia e independência. “Ao contrário, é para construir um modelo de economia colaborativa, que um possa colaborar com o outro para que esses Conselhos sejam o meu braço técnico. Eu faço o trabalho do ponto de vista político, a interface com o governo ou com o empresariado”, ressaltou.
Propostas Estratégicas
A vice-presidente Fabiana Bentes apresentou as Propostas Estratégicas para o Futuro Econômico do Rio de Janeiro, que tem como meta gerar propostas que possam ser trabalhadas pela ACRJ para influenciar positivamente a economia do Rio de Janeiro. Essas propostas, aprovadas e validadas pelo Conselho Estratégico da ACRJ com base na integração aos objetivos da ACRJ, farão parte do calendário da instituição através do Instituto Mauá, o braço da Associação Comercial para a realização de projetos.
Ela reafirmou a importância de os Conselhos trabalharem cada vez mais em sinergia e de forma estratégica para que a ACRJ possa contribuir para o desenvolvimento da cidade e do estado do Rio de Janeiro, por meio das atividades dos Conselhos Empresariais da Casa de Mauá.
Ficou definida a data de 15 de setembro para envio da agenda de eventos dos Conselhos para 2025. Para os que já tiverem reuniões e eventos agendados ainda em 2024, a solicitação é para que enviem o mais breve possível este calendário para que seja estabelecida a Agenda para o 2º semestre.