O presidente da ACRJ, Josier Vilar, fez a diplomação do presidente e do vice-presidente do novo Conselho Empresarial instalado nesta 4ª feira, 17 de julho. O Conselho de Desenvolvimento do Mercado de Capitais (Codemec) terá como presidente Thomas Tosta de Sá e como vice, Luiz Guilherme Dias. O encontro contou com a participação do presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, e do diretor-secretário, Marco Antônio Moreira Leite.
A missão do Conselho recém-lançado será “promover o desenvolvimento econômico e social do país através da alocação eficiente da poupança nacional e da ampliação do uso de instrumentos do Mercado de Capitais, acompanhado por meio de pesquisas, e estimular a disseminação de informação, educação e capacitação de empreendedores, empresários, investidores, poupadores e intermediários”.
Josier Vilar inaugurou o novo Conselho destacando a importância deste tema para a economia fluminense, em especial para a cidade do Rio, com o retorno da Bolsa de Valores. “Espero que a presença de vocês aqui, através do nosso presidente, que vai tomar posse neste momento, Thomas Sá, e do nosso vice-presidente Luiz Guilherme Dias, e de todos os componentes deste Conselho, seja o prenúncio de novos tempos para a nossa cidade. Acredito que ao criar uma ambiência de incentivo ao mercado de capitais, com a instalação da Bolsa aqui no Rio, é importante do ponto de vista operacional. E a Associação Comercial está contribuindo e apoiando integralmente esta iniciativa”, disse.
Thomas de Sá, presidente Executivo no Instituto IBMEC-Mercado de Capitais, já presidiu a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quando criou o Fundo de Investimento em Empresas Emergentes para apoiar a capitalização da pequena e média empresa. “Este é um segmento gerador de empregos e precisamos estimular e apoiar a atuação das pequenas e médias empresas no Rio de Janeiro. O Codemec tem como foco o processo de atuação da pequena e média empresa, como geradora de empregos, como geradora de tecnologia. Na minha visão esse é um grande papel da Associação Comercial, que terá neste Conselho um instrumento de apoio, inclusive aos demais Conselhos da Casa”, ressaltou.
O vice-presidente Luiz Guilherme fez uma apresentação sobre a atuação do Conselho, destacando os projetos que o Codemec se propõe a desenvolver. São eles: apoiar à abertura da nova Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, prevista para 2025; retomar o projeto Rio Investors Day, realizado em 2011 e 2012; realizar seminários setoriais com empresas de capital aberto e fechado; desenvolver programa de capacitação financeira de jovens e iniciantes para investimento em ações e de pequenos e médios empresários para acesso a crédito e a capital; desenvolver feira de talentos reunindo veteranos experientes e entrantes no mercado de trabalho; produzir Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Rio de Janeiro; e criar Clubes Educacionais de Investimentos (sand box com CVM).
Dentre esses, Luiz Guilherme adiantou que nas próximas reuniões do Conselho serão elencadas as prioridades de ação mais imediata. E adiantou que na primeira reunião de trabalho, ainda neste mês, o convidado será o presidente da CVM, João Pedro Nascimento.