Em sua reunião mensal, dia 12 de julho, o Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ contou com apresentações das conselheiras Luane Mello Tavares, que apresentou um balanço sobre o melhor aproveitamento de impostos, e Mônica Simas, que debateu Liderança, Cultura e Transformação mostrou um trabalho realizado sobre Liderança Positiva e seu Impacto no Resultado Corporativo. Na seção A História das Marcas, o empresário e conselheiro, Michel Tauil, da BlueMan Brasil, falou sobre a empresa.
Luane Tavares focou sua apresentação no novo tratamento tributário de IRPJ (Imposto de Renda de PJ) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) aplicável aos benefícios fiscais de ICMS concedidos pelo Estado do Rio de Janeiro conforme a Lei nº 14.789/23, vigente a partir de 1º de janeiro deste ano. Ela fez um comparativo do tratamento tributário antes e depois da Lei e fez algumas sugestões às empresas que desejam fazer o enquadramento dos benefícios fiscais do Rio nos termos da nova Lei.
Ela mostrou que agora o IRPJ e a CSLL compõema base de cálculo, permitindo apuração de crédito fiscal de 25% apenas sobre os benefícios que atendem aos requisitos da nova Lei e o PIS e Cofins compõema base de cálculo das contribuições diante da revogação dos dispositivos. Acesse aqui a apresentação.
Mônica Simas abordou o papel das chefias (C-level), destacando que têm papel fundamental na Liderança, com foco nos direcionadores, na inspiração e no engajamento do time; na Cultura, ressaltando valores e crenças, políticas e comportamentos; e na Transformação, buscando a melhoria contínua na inovação tecnológica e nas relações humanas.
O trabalho apresentado pela conselheira fez parte do IV Congresso Português de Psicologia Positiva e do II Simpósio Luso Brasileiro de Psicologia Positiva. Ela compartilhou o resultado de três questões do trabalho, que consultou 107 líderes. Um deles mostrou que o clima organizacional é um dos itens mais trabalhados nas empresas, seguido dos relacionamentos interpessoais e de trabalho e a Comunicação interna, em feedbacks e posicionamentos. Acesse aqui a apresentação.
Michel Tauil, empreendedor e sócio-diretor BlueMan Brasil, falou sobre a história do biquíni e da evolução da marca, que teve uma mudança de rumo em 2020, onde a crise trouxe várias oportunidades para o negócio, como a modernização da marca, iniciada em 2015.
Hoje, o processo produtivo está totalmente automatizado (com redução do tempo de produção), a estrutura física reformada (com melhoria no gasto de matéria prima), o canal e-commerce foi potencializado e se tornou o maior canal de venda em um espaço de meses (com a pandemia servindo de mola propulsora), e a empresa está contratando pessoas de mindset jovem para auxiliar nesta transição. Acesse aqui a apresentação.
Ao final da reunião foram diplomados dois novos conselheiros: Abner Oliveira, da Bem Frito, e Carlos Ricardo, da Casa & Vídeo.