O presidente do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ, Juedir Teixeira, abriu a reunião, realizada nesta 6ª feira (7/junho), fazendo uma reflexão sobre os impactos das novas gerações e das mais recentes tecnologias no varejo e o que fazer para se adaptar. Ele apresentou um quadro mostrando as diversas gerações desde a década de 1960 e suas características marcantes, em relação à sua formação, escolaridade, envolvimento com a tecnologia, estilo de vida, etc. “As novas gerações têm um impacto significativo no varejo, exigindo das empresas rápida adaptação para atender às suas demandas e expectativas. Ao compreender essas mudanças e adotar estratégias adequadas, as empresas do setor podem minimizar os impactos negativos e se beneficiar das oportunidades proporcionadas por esses públicos mais jovens. A inovação, a personalização, a sustentabilidade e a melhoria da experiência do cliente são elementos-chave para o sucesso das empresas no varejo contemporâneo e para a construção de relacionamentos sólidos com as novas gerações de consumidores”, explicou.
Citou também algumas das novas tecnologias disponíveis no mercado para ajudar os empreendedores e diante da rápida evolução tecnológica, Juedir Teixeira destacou que as empresas varejistas precisam adotar estratégias proativas para aproveitar os benefícios das novas tecnologias e minimizar seus impactos negativos. “As novas tecnologias têm o potencial de revolucionar o setor varejista, oferecendo oportunidades para otimização de processos, personalização de experiências e criação de vantagens competitivas. O varejo precisa adotar uma abordagem estratégica que envolva investimento em capacitação, foco na experiência do cliente, integração de canais, segurança de dados e adaptação contínua às mudanças do mercado. Ao abraçar as novas tecnologias de forma inteligente e proativa, as empresas varejistas podem se manter relevantes e competitivas em um cenário cada vez mais digital e conectado”, ressaltou.
Na segunda parte da reunião, a sessão História das Marcas contou com a presença do superintendente do CIEE Rio (Centro de Integração Empresa Escola), Luiz Gustavo Coppola, membro do Conselho de Varejo. Ele contou brevemente a história da instituição que tem 60 anos de atuação no apoio à juventude no processo de preparação e inclusão no mercado de trabalho. Desde sua fundação, o CIEE atendeu mais de dois milhões de estagiários. Só em maio deste ano foram quase 30 mil jovens que conseguiram um estágio e 13.500 uma vaga como aprendiz.
O CIEE é hoje uma referência em programas de estágio e aprendiz, com um intenso trabalho também em projetos de qualificação e formação de jovens em situação de vulnerabilidade.
Em sua apresentação, Coppola falou ainda sobre os programas voltados para pessoas com deficiência, a realização de mutirões e o trabalho realizado fora da capital através de seis Coordenadorias Gerais, 20 Polos de Aprendizagem, Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos e nos 15 Escritórios de Atendimento no interior do Estado. Conheça mais sobre o CIEE aqui
O presidente do Conselho aproveitou a oportunidade e adiantou que o livro sobre o Varejo, que está sendo produzido com artigos dos conselheiros sob sua coordenação editorial, recebeu a contribuição de 16 artigos e fechou com 350 páginas. As próximas etapas serão a revisão do conteúdo e a editoração. O livro terá de 500 a mil exemplares contará com o patrocínio do CIEE e do Grupo Dafel. Juedir Teixeira explicou que ainda é necessário o patrocínio de mais quatro cotas para a finalização da publicação, que será lançada durante a 2ª edição do Fórum Rio Empreendedor da ACRJ, em setembro.