Notícias

ACRJ recebe comitiva da Rice University no Seminário sobre ambiente de negócios do Rio

A vice-presidente Aspásia Camargo abriu o Seminário

A ACRJ recebeu, nesta 2ª feira (22 de abril), uma comitiva de 60 alunos do MBA Executivo Internacional 2024 da Rice University, que participou do seminário Rice University Brazil Business Environment, Planning, Challenges & Opportunities. O grupo foi recebido pela vice-presidente e diretora Executiva do Instituto Mauá da ACRJ, Aspásia Camargo, que abriu o seminário representando o presidente Josier Vilar.

O objetivo foi conectar esses alunos com representantes dos setores de Academia, Governo, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, apresentando as potencialidades e oportunidades de negócios, em especial no setor energético, no Brasil e no Rio de Janeiro.

Aspásia Camargo fez a apresentação “Brasil e Rio: Oportunidades e Desafios”, destacando que o país “está destinado a ser uma grande potência mundial”. Mencionou, em particular, as potencialidades do Rio de Janeiro, a segunda maior economia do país – com PIB de R$ 949 bilhões, que corresponde a 9% do PIB brasileiro -, alto nível de ciência e tecnologia e de recursos humanos concentrados no Estado, através de suas universidades federais e centros de pesquisa e tecnologia.

Encerrando, Aspásia Camargo, apresentou a ACRJ, a Casa de Mauá, a primeira Associação Comercial do país, fundada em 1809, que tem entre seus objetivos integrar os setores público e privado para transformar o Rio de Janeiro em uma das economias mais dinâmicas do Brasil. “Nosso desafio é exercer plenamente o papel de advocacy e fazer com que a voz dos empresários seja ouvida através da Associação Comercial do Rio de Janeiro e que a ACRJ seja um espaço de geração de negócios, que contribua para melhorar a qualidade do ambiente do ecossistema de negócios no Rio de Janeiro”, disse. Acesse a apresentação completa aqui

As demais apresentações abordaram temas como planejamento energético; descarbonização; ambiente regulatório e tributário; hidrogênio de baixa emissão; setores naval, marítimo e portuário; ambiente geral de negócios; desenvolvimento industrial e desafios tecnológicos; vocações e vantagens competitivas.

Participaram dos debates: Giovani Machado, assessor técnico da Presidência da EPE; Julio Moreira, diretor-executivo de E&P do IBP; Gabriel Lassery, superintendente da ABH2; Fernando Montera, gerente de O&G, Energia, Cenários Marítimos, da Firjan; Maurício Terciotti, sócio-gerente da TADG Advogados; Ricardo Salles, presidente da CNCR e vice-presidente da ACRJ; e Carlos Peixoto, diretor-executivo da H2helium.

O encontro foi uma iniciativa da empresa associada da ACRJ, H2helium Energy Projects, com o apoio da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), Empresa de Pesquisa Energéticas (EPE), Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Firjan e TAGD Advogados.