Menu fechado

Notícias

Programa Turiscon é apresentado durante a reunião do Conselho de Turismo na ACRJ

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, apresentou na ACRJ o Turiscon – Programa de Turismo ao Consumidor, que funcionará como uma espécie de ouvidoria para os turistas que estiverem na cidade. Ele foi lançado na semana passada e, entre outras atividades, terá uma plataforma online para registrar reclamações e denúncias relacionadas a serviços turísticos. Também está prevista a parceria com agências de viagem e estabelecimentos comerciais para promover boas práticas e padrões de qualidade. A iniciativa, uma ação da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ainda irá distribuir o Código de Defesa do Consumidor, nos idiomas inglês e espanhol, nos pontos turísticos e aeroportos do estado.

O secretário foi o convidado da reunião do Conselho Empresarial do Ecossistema do Turismo da ACRJ, realizada nesta 3ª feira (26/3). Gutemberg Fonseca foi recebido pelo presidente Josier Vilar, junto com Sávio Neves, presidente do Conselho, e o vice, João Marcello Barreto.

Os conselheiros ainda debateram outros temas importantes para o setor, como o Perse, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. O conselheiro Pedro Guimarães fez um retrospecto sobre a mobilização dos empresários contra o fim do programa, inclusive no Congresso Nacional em Brasília. O Governo Federal propôs encaminhar um projeto de lei reformulando o Perse, o que ainda não ocorreu. Os conselheiros concordam que é necessário que o setor se mantenha unido no posicionamento a favor do Perse, “sem recuar no que já foi acordado, essa luta mostrou que o setor de turismo tem força”, disse Sávio Neves.

A Audiência Pública, promovida pela Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara dos Vereadores sobre o armamento da Guarda Municipal do Rio, também foi mencionada na reunião. De acordo com a comissão, a expectativa de que a pauta seja levada ao plenário para votação ainda no primeiro semestre de 2024. A ACRJ, através de seus Conselhos Empresariais, especialmente o de Segurança e Ordem Pública, irá analisar as propostas para se posicionar sobre o assunto.

Secretário Gutemberg Fonseca
Presidente Josier Vilar participou da reunião
Sávio Neves e João Marcello conduziram a reunião