Notícias

Presidente do Conselho de Energia participa de reuniões com o Governo do Estado e a Alerj

Gabriel Kropsch participa de reunião na Alerj

O presidente do Conselho Empresarial de Energia e Transição Energética, Gabriel Kropsch, representou a ACRJ em dois eventos esta semana. Dia 26/2, participou da Audiência Pública para definir as diretrizes estratégicas rumo à transição energética no Rio de Janeiro, organizada pela Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (Seenemar), no auditório da Fundação Getúlio Vargas. E no dia 27/2, esteve na reunião Geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Rio de Janeiro, na Alerj defendendo a expansão da disponibilidade de gás natural e biometano no Estado e a oportunidade de desenvolvimento de políticas que entendam esses energéticos como indutores da descarbonização.

Segundo Gabriel Kropsch, a Audiência Pública teve o objetivo de debater como alavancar a transição energética como vetor de desenvolvimento socioeconômico no estado, organizando ações estaduais de curto prazo com metas e objetivos de longo prazo. Tudo isso, através de uma Política Pública Estadual de Transição Energética participativa e informada por evidências, bem como direcionada a ações de transição energética no Estado do Rio de Janeiro. “Em linha com os objetivos do Conselho de Energia, foram apresentadas propostas e sugestões relacionadas a Energias Limpas, Eficiência Energética, Mobilidade Sustentável e Infraestrutura de Distribuição, com foco no crescimento econômico do Rio de Janeiro”, informou o presidente do Conselho.

Na Alerj, ele teve a oportunidade de explicar que o gás natural e o biometano trazem redução de emissões e ao mesmo tempo incentivam o investimento em saneamento e gestão de resíduos. “Uma das pautas do Conselho de Energia é o apoio às iniciativas de substituição do óleo diesel por gás no transporte pesado de cargas e passageiros”, acrescentou.

Audiência Pública da Seenemar