Menu fechado

Notícias

Conselho da Longevidade vai defender inclusão do tema na reunião do G20

Carlos Molina e Josier Vilar

O Conselho Empresarial do Ecossistema da Longevidade (CEEL) da ACRJ se reuniu, dia 20 de fevereiro, e debateu a participação da ACRJ nas reuniões do G20, no tema sobre a Longevidade. O assunto, segundo o presidente do Conselho, Carlos Molina, só foi abordado em duas ocasiões nos encontros de cúpula do G20.

O próximo passo será elaborar um documento com as justificativas para inclusão do tema longevidade, representada pela ACRJ, em uma reunião específica a ser organizada pelo evento. “É importante que este tema esteja contemplado na declaração conjunta assinada pela Cúpula de Líderes ao final do G20, em novembro. Para isso vamos elaborar uma defesa consistente e embasada para que a organização do evento possa incluí-lo na agenda de reuniões”, explicou Molina. Ele ficará responsável pela elaboração do documento a ser entregue ao conselheiro Paulo Protásio, diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro.

Outro assunto debatido no encontro, foi o Projeto Calçadas, apresentado na última reunião. Sobre isso, Carlos Molina adiantou que o presidente da ACRJ, Josier Vilar, fará contato com o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado, para sugerir um projeto de lei que padronize as calçadas do Rio de Janeiro, além de uma ideia de uma parceria público-privada para a recuperação das calçadas da cidade.

“A ideia é que este projeto seja aprovado pelo Poder Público, mas que a inciativa privada entre com o recurso financeiros, “adotando” as calçadas da cidade a serem recuperadas”, explicou Molina. Presente na reunião, Josier Vilar disse “que este projeto será uma bandeira da ACRJ, que vai trabalhar para que sua aprovação possa ajudar a melhorar a mobilidade na cidade, especialmente para a população mais idosa”.

Durante a reunião, a conselheira Carlota Esteves convidou os membros do Conselho para participarem da programação em comemoração ao aniversário do Movimento Longevidade Brasil (MBL), no mês de abril, com o tema “Rio capital do G20 e Longevidade”. E também para as Rodas de Conversa promovidas pelo MBL, especialmente a agenda especial pelo mês da mulher. Já o conselheiro Fernando Potsch convidou para o Encontro Comunidade Senior Tech, organizado pela Anjos do Brasil (entidade de fomento ao investimento anjo), no dia 16 de março, na Casa das Orquídeas, em São Conrado.