Por Juedir Teixeira – presidente do Conselho Empresarial de Varejo da ACRJ
A preocupação com a formação da identidade da marca e composição de espaços de lojas físicas e virtuais deve ser prioridade na gestão de todo empresário. Afinal, o visual representa o primeiro contato entre o público e a loja, determinando o tom daquele relacionamento dali em diante.
O visual merchandising consiste em toda a apresentação de um ou mais produtos dentro da loja ou ponto de venda para conseguir convencer os clientes a comprarem. É não é só na vitrine. É na loja toda.
O merchandising no ponto de venda costuma ser um fator decisivo para a compra. É ali que o cliente terá um contato mais direto com os produtos e poderá ver os diferenciais mais de perto.
A visão é o sentido que mais utilizamos em um primeiro contato. Cerca de 80% dos nossos primeiros estímulos são visuais, o que reforça sua importância no dia a dia das pessoas.
Dicas de como aplicar o visual merchandising no seu negócio
Boas práticas de visual merchandising geralmente envolvem a realização de experiências de compras positivas, fortificando os laços entre a marca e o cliente. Pontos de venda dinâmicos que permitam o bom fluxo de pessoas (e produtos) fazem toda a diferença na criação de uma boa experiência de compra. Confira abaixo algumas dicas de como aplicar o visual merchandising no seu negócio.
Pense no ponto de venda como um todo
Não pense apenas no lugar do ponto de venda, analise o ambiente de forma macro. Nem sempre a vitrine será o ponto mais importante. Alguns produtos podem ganhar mais destaque se estiverem em outros espaços.
Crie temáticas diferentes
Pare de tentar criar sempre o óbvio. Tente usar temas diferentes e que possam atrair mais os seus clientes.
Temáticas fora do comum costumam chamar muito mais a atenção do público.
Conheça quais os pontos mais “quentes” da loja
Fique atento ao que está sendo oferecido perto dos caixas, porque esse é um lugar onde muitas pessoas acabam comprando por impulso. Para as vitrines, é preciso pensar em produtos que sejam peças-chave para a atração do público-alvo.
Não esconda o preço
Esse costuma ser o segundo ponto decisivo para a compra, portanto é imprescindível que você o coloque à vista do cliente. Mesmo sendo um preço mais alto, se o cliente não souber qual é vai acabar desistindo rápido da compra e tentará encontrar o mesmo produto em outras lojas e pontos de venda.
Vitrine e o poder da atração
Se decidir expor o produto na vitrine, faça uma apresentação bem equilibrada e atrativa para os clientes. É na vitrine que o cliente passa um bom tempo analisando o que pode ter de interessante na loja e acaba sendo ou não convencido a entrar. A reação do cliente vai depender de como você vai apresentar os produtos, então, capriche bastante.
Conclusão: a apresentação de produtos pode ser um fator bastante decisivo para o aumento das vendas e para a melhoria dos resultados de sua empresa. Aposte no bom gosto do cliente e cuide muito bem do visual de seus produtos.
Juedir Teixeira – Doutor em Administração (Ph.D.), mestre em Gestão Estratégica de Negócios, fundador da JTB Consultoria.