O presidente da ACRJ, Josier Vilar, recebeu, nesta 2ª feira (11/9), uma comitiva de 13 países, entre cônsules e representantes baseados no Rio de Janeiro, para apresentação da nova gestão da Associação Comercial do Rio de Janeiro para o biênio 2023/2025. Também participaram do encontro o coordenador geral de Administração e Projetos do escritório de representação do Itamaraty no Rio de Janeiro, Alexandre de Pádua R. Souto, e o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho. Josier Vilar agradeceu o empenho da Embaixadora do Rio e vice-presidente de Cultura da ACRJ, Maria Luiza Nobre de Almeida, e do vice-presidente de Negócios e Sustentabilidade, Ricardo Salles, pela organização do encontro.
Ao abrir a reunião, o presidente Josier Vilar explicou como funciona a bicentenária Associação Comercial e o papel dos 25 Conselhos Empresariais setoriais. Ele ressaltou a importância de disponibilizar o espaço da ACRJ para os empresários realizarem reuniões e encontros e lembrou que um de seus desafios à frente da instituição é justamente construir um ambiente de network para o setor empresarial. “Queremos tornar o Rio de Janeiro um lugar mais atrativo para se viver, trabalhar, empreender, investir e visitar. Esses cinco pilares irão fundamentar a minha administração nesses próximos dois anos. Queremos atuar junto com todos vocês. Convido cada um dos representantes consulares aqui presentes para se juntarem a nós neste desafio e na jornada de fazer com que o Rio volte a ser esse lugar atrativo”, disse.
Depois das apresentações de cada um dos convidados, Ricardo Salles apresentou um vídeo contando brevemente a história da Associação Comercial do Rio de Janeiro e apresentando o Centro Rio + Negócios, que será um hub de negócios para diversas atividades econômicas, liderado pela ACRJ. O objetivo deste centro será contribuir para o desenvolvimento sustentável, reunindo empresas e identificando oportunidades de negócios no Rio de Janeiro e do Rio para o mundo. Os encontros terão início em outubro e serão realizados uma vez por semana.
O presidente da ACRJ aproveitou a oportunidade para convidar os participantes do encontro para estar presentes na primeira edição do Fórum Rio Empreendedor promovido pela ACRJ nos dias 28 e 29 de setembro. Estiveram representados na reunião os seguintes países: Angola, Argentina, Bélgica, Belarus, Canadá, Cazaquistão, Espanha, Etiópia, Finlândia, Japão, Peru, República Dominicana e Rússia.