Menu fechado

Notícias

1ª edição do Fórum Rio Empreendedor debate inovação e oportunidades no Rio e reúne quase mil visitantes

A primeira edição do Fórum Rio Empreendedor 2023: Inovação & Oportunidades, promovido pela ACRJ, dias 28 e 29/9 foi um sucesso. Quase mil visitantes passaram pelo icônico prédio-sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, para dois dias de debates e propostas para tornar o ambiente de negócios do Rio de Janeiro mais atrativo. Ao todo, foram 24 painéis com talks shows, ambientes imersivos e interativos e programação cultural focados em oportunidades de negócios, empreendedorismo e inovação. O evento reuniu cerca de 100 painelistas, entre representantes do setor produtivo e do Poder Público.

Diversos temas foram contemplados, entre eles, economia circular, economia das favelas e comunidades, política ESG, educação, cultura, educação, moda, startups, segurança pública, passando pela inovação na saúde, Centro do Rio, infraestrutura, lideranças femininas, transformação digital esporte e muito mais. “Foi um evento essencialmente de negócios que teve como um dos objetivos fazer network, debater os problemas e sugerir soluções com o intuito de contribuir para o Rio voltar a ser um lugar atrativo para se viver, trabalhar, empreender, investir e visitar”, disse o presidente Josier Vilar.

Josier Vilar adiantou que o evento vai gerar a “Carta de Mauá para um Rio Empreendedor”, um conjunto de propostas da Associação Comercial do Rio de Janeiro como contribuição ao Poder Público para a melhoria do ambiente de negócios da cidade em diversas áreas, como segurança, mobilidade, inovação, educação, cultura e outras.

A abertura do evento, dia 28, reuniu o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o secretário municipal Chicão Bulhões (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação); o presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Carlo Caiado; o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Melo Alvarenga Neto; e o copresidente do Grupo Ancar, Marcos Carvalho, durante a abertura do evento, dia 28/9. Eles participaram do painel “Um Rio Inovador de Oportunidades”, moderado pelos presidentes da ACRJ, Josier Marques Vilar e do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho.
Premiação e assinatura de Protocolo
A LC Barreto Produções, de Lucy e Luiz Carlos Barreto, foi a primeira empresa homenageada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) com o Prêmio Destaque Setorial do Ano na Cultura. A ACRJ reconhece, com este prêmio, a imensa contribuição da produtora ao setor cultural nesses 60 anos de existência comemorados este ano. A entrega da 1ª edição do prêmio aconteceu no dia 28/09, na abertura do Fórum.
Ainda na abertura do evento, a ACRJ assinou um protocolo de intenções com a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A parceria vai gerar a produção de programas a serem veiculados na Rio TV Câmara. O protocolo foi assinado durante na abertura da primeira edição do Fórum Rio Empreendedor pelo presidente da Câmara, Carlo Caiado, e o presidente da ACRJ, Josier Vilar.

O economista chefe do Banco Safra, Joaquim Levy abriu o 2º dia de debates com a palestra “Cenários possíveis para a retomada do Crescimento Econômico para o Rio e para o Brasil”. Em seguida, o presidente da ACRJ, Josier Vilar, foi o moderador do painel “O Rio como um Ambiente de Negócios Competitivos”. Participaram o cônsul da República Dominicana, Roberto Rubio; Vander Giordano, vice-presidente Institucional da Multiplan Empreendimentos Imobiliários; e Ricardo Salles, vice-presidente de Negócios e Sustentabilidade da ACRJ; e o presidente do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP), Marcelo Faria. O evento foi encerrado em grande estilo com a palestra “O Rio de Mauá ao ChatGPT – Um Passeio pela História Carioca”, com o professor e historiador Milton Teixeira. Ele mostrou algumas inovações trazidas por Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá e patrono da ACRJ, que mudaram a história e marcaram o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro e do país.

Todos os painéis apresentados no Fórum serão disponibilizados no Canal ACRJ Divulga no Youtube acesse aqui

Confira aqui alguns momentos do Fórum

A 1ª Edição do Fórum Rio Empreendedor contou com o patrocínio das seguintes marcas:

Benafer, ENGIE, Firjan,  Ibeu, Multiplan, Naturgy, 15º Ofício de Notas, Multiterminais, PX,  ETC Brasil e Iniciativa FIS

E apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade do Rio.

Por Cláudia Moreira

Fotos: Adolfo Castro e Raul Moreira